O curso de Administração está articulado com a missão e políticas do IESUR/FAECA através da constante busca pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão.
A interdisciplinaridade e a integração das unidades curriculares, a criação de laboratórios teórico-práticos, a modernização do currículo e a prestação de serviços à comunidade são consideradas como bases para a formação humana e profissional dos nossos egressos, bem como para o desenvolvimento regional sustentado e para a melhoria da qualidade de vida da população.
A IESUR/FAECA, bem como o curso de Administração acreditam que os problemas sociais, econômicos e ambientas modernos necessitarão de Administradores com visão sistêmica, que sejam capazes de desenvolver interações profícuas entre as organizações e as mudanças ocorridas no macroambiente. Que sejam capazes de criar e Administrar organizações tendo em mente variáveis sociais e ambientais.
Formar profissionais administradores, através do processo educacional, para melhoria contínua dos processos de gestão das organizações econômicas, da comunidade onde está inserida com ferramentas de cunho humanístico que permitam a sua inserção nos complexos e variados campos em que vier a atuar, absorvendo permanente informação, por ocasião da formação.
O egresso deverá estar imbuído de espírito Empreendedor e capacitado a fim de planejar e criar novos negócios e organizações. Deverá construir habilidades para atuar de modo sistêmico nas diversas áreas organizacionais e desenvolver postura crítica e aptidão para o desenvolvimento de estratégias frente às situações sócio-econômicas emergentes. O ambiente acadêmico do IESUR deverá propiciar o comportamento ético, a criatividade e a responsabilidade social e ecológica dos futuros profissionais.
Na busca em oferecer um currículo que contemple as diretrizes nacionais, além das demandas do mercado local e regional bem como da cultura e diferenças geográficas e produtivas, é que o Curso de Administração do IESUR experimenta uma nova proposta curricular preocupada em promover e integralizar as competências e habilidades dos futuros administradores.
O perfil dos gestores que o IESUR deseja formar é um profissional que possua princípios e ferramentas capazes de serem aplicadas na administração de diversos tipos de organizações e ambientes, há também a preocupação em despertar e preparar este administrador para intervir nas peculiaridades socioeconômicas, culturais e ambientais da região onde a Instituição de ensino atua. Os conteúdos de formação básica, profissional, de estudos quantitativos e de formação complementar possuem disciplinas específicas relacionadas às demandas regionais e à vocação do curso, a saber: Formação Empreendedora; Antropologia Organizacional; Administração Rural e Agronegócio e Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
A preocupação com a sociedade e empreendedorismo: as Atividades Complementares
As Atividades Complementares incluem entre outras: Atividades de Monitoria, Visitas Técnicas (realizadas em aeroportos, portos, empresas, fábricas, agroindústrias, propriedades rurais etc.), Eventos Científicos (participação em congressos, encontros seminários, simpósios, mostras, feiras etc.), Participação de Projetos Sociais, Participação nos Planos Participativos Municipais ou Estaduais, Desafio SEBRAE e Atividade Integradora (elaboração de Planos de Negócio).
Entre as atividades mencionadas destaca-se a Atividade Integradora, seu caráter inovador está alicerçado sob sua funcionalidade para o alcance dos objetivos do curso. Logo, pode-se enfatizar sua importância:
A importância das atividades práticas e o trabalho em equipe
Outro ponto merecedor de nota é a proposta do Estágio oferecido pelo IESUR. Através da Incubadora de Negócios instituída pelo curso de Administração nesta instituição os acadêmicos têm oportunidade, nesta fase do aprendizado, de participar efetivamente do processo de tomada de decisão em empresas reais assistidas pela Incubadora. O Estágio em Administração do IESUR ganhou horário fixo em sala de aula durante o turno frequentado pelo acadêmico e é acompanhado por dois professores orientadores, as decisões são tomadas em equipe, cada qual é responsável por uma empresa. Dentro da dimensão da empresa a equipe delimita sua proposta de trabalho. Como o Estágio é desenvolvido durante três semestres, as áreas funcionais onde atuam os estagiários devem sofrer alterações durante este período, pois se supõe que desta forma os mesmos conseguirão perceber a realidade organizacional sistemicamente.
A definir
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