Núcleos

Núcleo de Psicologia

As atividades de Atendimento ao Público, Estágio e Pesquisa no Curso de Psicologia da FAAr são realizadas pelos núcleos de atendimentos. Assim, o Serviço de Psicologia será composto por núcleos de atendimento articulados com os diversos contextos de atuação das práticas psicológicas previstas na organização curricular. Os núcleos não se restringem a uma única ênfase curricular, podendo desenvolver atividades que envolvam mais de uma ênfase.

 

O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR, mantém o Núcleo em Psicologia, com objetivo de complementar a formação profissional dos estudantes do Curso de Psicologia e a finalidade de prestar assistência gratuita à comunidade de Ariquemes.

 

Os Núcleos de Atendimento são:

  • Núcleo de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana
  • Núcleo de Psicologia Organizacional e Desenvolvimento Profissional
  • Núcleo de Psicologia e Saúde Pública
  • Núcleo de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana

 

Está sob a responsabilidade desse núcleo o planejamento e a implementação de pesquisas e programas de intervenção no âmbito do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Inclui atividades de assessoria a escolas da rede pública e particular para o atendimento de demandas psicopedagógicas, tais como: avaliação psicológica de estudantes, de pessoas com necessidades educativas especiais, com disfunções neurológicas e distúrbios de aprendizagem; orientação e capacitação de educadores para a prática de ensino.

Esse núcleo desenvolve atividades no âmbito da orientação profissional, da educação profissional, da análise de relações de trabalho, da avaliação institucional, da promoção da saúde do trabalhador e demais atribuições da Psicologia Organizacional. As ações promovidas por este núcleo incluem a intervenção ou a pesquisa, que podem ser desenvolvidas em organizações, instituições e contextos comunitários, além do IESUR. Indivíduos ou grupos poderão ser atendidos por programas desenvolvidos por este núcleo.

 

Núcleo de Psicologia e Saúde Pública

 

Esse núcleo é responsável pelo desenvolvimento de atividades na rede de saúde que incluam o desenvolvimento de programas multidisciplinares de apoio à saúde coletiva em diferentes contextos. As atividades desse núcleo incluem: pesquisas relacionadas às necessidades regionais referentes à saúde mental, a cidadania e a qualidade de vida, atuação preventiva e remediativa nos hospitais junto às equipes multiprofissionais nos setores de pediatria, psiquiatria, oncologia, obstetrícia e ginecologia etc. Também serão desenvolvidos programas educativos nos postos de saúde em consonância com os projetos municipais. A atuação na comunidade será realizada em conjunto com o Conselho Tutelar, e os Conselhos Municipais de Educação, Saúde, Assistência/Ação Social, Conselho dos Direitos das Crianças/Adolescência e do Meio Ambiente.

 

Laboratório de Condicionamento Operante

 

O Laboratório de Condicionamento Operante será um espaço voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos processos psicológicos básicos trabalhados na disciplina Fundamentos da Análise Experimental do Comportamento. Deverá permitir ao aluno, e futuro psicólogo, produzir ou reproduzir experimentos dos quais foram deduzidas as leis da aprendizagem. Os princípios básicos da aprendizagem foram demonstrados inicialmente a partir da pesquisa em sujeitos com repertórios comportamentais relativamente simples e estendidos no estudo do comportamento complexo.

 

Laboratório de Aprendizagem Humana

 

O Laboratório de Aprendizagem Humana é um espaço reservado para o estudo dos processos psicológicos básicos com sujeitos humanos por meio de procedimentos informatizados. A dinâmica de funcionamento do laboratório incluirá uma rotina de atendimento aos alunos das disciplinas Processos Psicológicos Básicos I e II. Além da realização de atividades práticas, poderão ser desenvolvidos programas de atendimento às demandas dos usuários do Serviço de Psicologia. Por meio do atendimento individualizado, crianças, jovens e adultos poderão ser atendidos para a avaliação da comunicação, déficits na aquisição de leitura e escrita, comportamento matemático e outros problemas de aprendizagem. No laboratório de Aprendizagem humana os alunos poderão desenvolver habilidades e competências importantes para a análise do comportamento complexo.

Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana

O laboratório de anatomia e fisiologia, a ser usado por alunos e professores no estudo prático do corpo humano.

 

Brinquedoteca

 

A Brinquedoteca é um espaço de qualidade de vida, onde todas as pessoas, mas especialmente crianças e adolescentes, poderão experimentar situações construtivas, ludicas e integradoras do sujeito ao mundo e a si mesmo. É organizada e estruturada a partir de brinquedos pedagógicos e que possibilitem o trabalho psíquico. Conta com todos os elementos necessários para o trabalho do Psicólogo como jogos, fantoches, família de bonecas entre outros.

Na FAAr a Brinquedoteca do curso de Psicologia será utilizada no atendimento à comunidade durante a realização dos projetos das disciplinas e dos Nucleos de Pesquisa e Atendimento, como nas atividades práticas da disciplina de Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais, Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar. À medida que a demanda aumentar, a Brinquedoteca será ampliada a partir das sugestões de acadêmicos e seus supervisores.

Núcleo de Atendimento ao Discente - NAD

O Núcleo de Atendimento ao Discente – NAD é um órgão do IESUR e vincula-se à Direção Acadêmica no desenvolvimento do Programa Institucional de Apoio à Formação Discente, decorrente da Política Institucional de Ensino, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI /2011/2015 e das recomendações emanadas da Comissão Permanente de Avaliação – CPA.

É função do NAD acompanhar os alunos ao longo da graduação, assistindo-os em suas dúvidas e ansiedades, favorecendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural essenciais à formação deste futuro profissional, possibilitando-lhe uma participação efetiva na melhoria da qualidade de ensino.

Parceiros

O Núcleo de Atendimento ao Discente trabalha em parceria:

I. Com o corpo docente e com a coordenação de curso na orientação educacional e profissional dos discentes, favorecendo a capacidade de tomar decisões e promover sua maturidade profissional.
II. Com a Secretaria Geral no fornecimento de informações tais como período de matrícula e de processo seletivo, bem como o direcionamento de ligações aos respectivos órgãos e coordenadores dos mais diversos cursos componentes do IESUR.
III. Com a Comissão Própria de Avaliação – CPA buscando processos de conscientização junto ao corpo discente quanto à avaliação dos recursos disponibilizados no IESUR.
IV. Com a Biblioteca avaliando junto ao corpo discente e docente a necessidade de atualização do acervo, adequação do espaço de estudo, bem como nos serviços de busca de referências.
V. Com Conselho Acadêmico – CONSAD informando ao aluno sobre a importância da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas do conhecimento e de formação.

Finalidades

O Núcleo de Atendimento ao Discente – NAD tem por finalidade orientar e apoiar os discentes no desenvolvimento de seus cursos de graduação, na resolução de problemas acadêmicos e de relacionamento interpessoal que interferem no desenvolvimento pessoal, profissional e no processo de ensino aprendizado.

As Políticas do NAD foram desenvolvidas buscando a democratização da permanência do discente, sua integração e participação na instituição, tendo em vista o apoio ao aprendizado e a otimização do ensino desenvolvido pelo IESUR no cumprimento de sua missão e das visões dela decorrentes.

 O apoio desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento ao Discente – NAD visa ao acompanhamento do desempenho discente, à identificação de dificuldades para o aprendizado, sejam elas atuais ou advindas de sua formação anterior, e a busca de soluções que permitam um melhor aproveitamento no processo de aprendizagem tendo como consequência uma melhor formação.

ATENDIMENTO

Pedagogia

Orientação Escolar

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

Segunda às Sextas-feiras das 19h00 às 22h30

1º e 3º Sábado do mês de 14h00 às 18h00

DADOS DE CONTATO

Coordenador: Prof. Especialista Dione Pedro Feza

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) – Núcleo de Pesquisas Científicas em Direito.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: dionefeza@faar.edu.br

ELO -Projeto Incubadora de Negócios (Estágio Supervisionado em Administração)

A Elo – Incubadora de Negócios da FAAr, vinculada ao Curso de Administração, presta serviços a sete empresas situadas em Ariquemes e região através de atividades de consultoria desenvolvidas pelos acadêmicos do curso com assessoria de professores orientadores. As atividades realizadas são concluídas dentro do semestre letivo mencionado.

 

Do total de empresas assistidas, 85,7% pertencem ao ramo comercial, especificamente, efetuam vendas no varejo, e 14,3% desenvolvem atividades vinculadas ao agronegócio.

 

Também, as áreas de atuação das consultorias são as seguintes:

 

  • 28,7% estiveram voltadas à organização do trabalho e noções básicas de gerenciamento;

 

  • 28,7% focaram nas áreas de Marketing;

 

  • 14,3% concentraram-se na área de Recursos Humanos; e

 

  • 28,7% em Finanças.

 

As atividades dos acadêmicos baseiam-se em quatro etapas principais, a saber:

 

  • A primeira consiste em levantar informações gerais e específicas sobre as organizações, assim como entender suas estruturas e funcionamento;

 

  • Em seguida, são elaborados instrumentos para a coleta de dados (questionários e roteiro de entrevista) com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre problemas previamente detectados;

 

  • Após a coleta, verificação e análise dos dados, que permite levantar informações relevantes ao processo a ser estudado, emitem-se relatórios com indicadores das situações presente às empresas; e

 

  • Diante das ocorrências são elaboradas propostas de mudanças fundamentadas pela Ciência da Administração.

 

Coube aos professores acompanhar a execução dos trabalhos, fazer sugestões de sobre os aspectos levantados pelos acadêmicos, direcionar as atividades desempenhadas em sala de aula e extraclasse, fazer contato com a empresa quando necessário, e ainda, estabelecer ética profissional como princípio norteador das atividades de consultoria.

 

Os atendimentos são gratuitos e cabe ao IESUR/

 

FAAr fornece a estrutura física, como sala de aula e material didático, para os professores atuem em conjunto nas atividades já que as atividades fazem parte da estrutura curricular do acadêmico.

 

DADOS DE CONTATO

 

Coordenação da Escola de Negócios/Coordenação de Pesquisa e Extensão.

 

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR)

 

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

 

Telefone: (69) 3535-5005-(69) 3535-5008

 

E-mail: escoladenegocios@faar.edu.br / coopex@faar.edu.br 

 

 

Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão da Coordenação do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Rondônia, encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos de acordo com as determinações da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério da Educação.

O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR, mantém o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, com objetivo de complementar a formação profissional dos estudantes do Curso de Direito e a finalidade de prestar assistência jurídica gratuita à comunidade considerada carente, na forma da lei e interpretação dos tribunais.

COORDENADORA

Dra. Aline Angela Duarte

Informações Sobre o Atendimento

O Núcleo de Prática Jurídica presta atendimento jurídico gratuito aqueles que, comprovadamente, possuem renda familiar de até dois salários mínimos vigentes e que sejam residentes no município de Ariquemes.

Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos/estagiários, sempre acompanhados por advogados orientadores do núcleo.

Áreas de Atuação

  • Juizado Especial Cível
  • Juizado Especial Criminal
  • Justiça Estadual
  • Cível
  • Família
  • Órfãos e Sucessões
  • Justiça da Infância e Juventude
  • Justiça do Trabalho (local do contrato de trabalho – Ariquemes)
  • Previdenciária

Documentos Necessários Para o 1º Atendimento:

Cópia de:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) – morador do município de Ariquemes
  • Carteira de Trabalho – CTPS

Obs.: Outros documentos poderão ser exigidos em razão da natureza da ação a ser ajuizada, assim como a autenticação dos mesmos.

Local, Dias e Horário de Atendimento

NPJ / FAAr Rua Capitão Sílvio, nº 2738, Setor Grandes Áreas 

Segunda-feira a sexta-feira das 08:30h às 11:30h e das 14:00 às 17:30h.

Atenção!

A cópia e reprodução é destinada única e exclusivamente aos alunos da Faculdade.

ARQUIVOS

  
Requerimento Interno
  
Folha de Plantão
  
Formulário Para Audiências
  
Regulamento Interno NPJ