Programas de Bolsas Institucionais

INVESTIMENTO INSTITUCIONAL

 

O IESUR/FAAr, consciente de sua responsabilidade social, implantou o seu Programa de Bolsas Institucionais, assim que obteve o reconhecimento do MEC, a saber:

 

Antecipação de Semestralidade

 

Será concedido nos casos de pagamento antecipado da semestralidade o percentual de 5% (cinco por cento) de desconto, não incluindo desconto sobre a matrícula.

 

Desconto Família

 

Tem como princípio auxiliar famílias que possuam mais de um dependente estudando na FAAr/IESUR, devendo ser esposa (o) ou irmãos.

 

A partir do segundo dependente, em mantendo a pontualidade de pagamentos, a mensalidade sofre redu√ß√£o de mais 10% (dez por cento). O aluno que se enquadra nessa regra dever√° formalizar o pedido via requerimento pr√≥prio, indicando o nome completo, o n√ļmero da matr√≠cula do parente e o grau de parentesco, que dever√° ser comprovado anexando a certid√£o de nascimento ou casamento e declara√ß√£o de Imposto de Renda.

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Monitoria Volunt√°ria

 

O exercício da monitoria consiste na realização de atividades a serem desenvolvidas junto a professores, em tarefas de apoio ao ensino e projetos específicos, em cursos de graduação da IESUR, nos locais e horários mutuamente acertados entre o professor responsável e o monitor, respeitado rigorosamente o horário escolar do aluno.

 

A bolsa monitoria est√° devidamente regulamentada e foi implantada formalmente a partir a partir do 2¬ļ semestre de 2011. As bolsas monitoria correspondem at√© 10% a 25% do valor da mensalidade do curso que o aluno estiver matriculado.

 

√Č realizado processo seletivo entre interessados devidamente aprovados na disciplina a qual se candidata. O crit√©rio de sele√ß√£o ser√° o adotado pelo Coordenador do Curso

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Inicia√ß√£o Cient√≠fica

 

Esta bolsa é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos melhores alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos pesquisadores docentes no contexto da graduação.

 

Tem como objetivo introduzir o aluno no mundo da pesquisa científica, como estratégia pedagógica para o ensino de qualidade centrado no processo ativo de construção de conhecimento.

 

√Č a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade cient√≠fica e engaj√°-lo na pesquisa.

 

A Coordena√ß√£o de Pesquisa e Extens√£o √© respons√°vel programa ‚ÄúBolsas de Inicia√ß√£o Cient√≠fica‚ÄĚ, e cuidar√° do processo de sele√ß√£o e de acompanhamento dos bolsistas. O Programa de Inicia√ß√£o Cient√≠fica (fazer o link da p√°gina do Programa de Inicia√ß√£o Cient√≠fica entrar no termo em azul) possui regulamenta√ß√£o pr√≥pria e foi implantada formalmente a partir do 2¬ļ semestre de 2011.

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Pontualidade

 

Tem como princ√≠pio valorizar a pontualidade de pagamento das mensalidades. A FAAr/IESUR concede descontos escalonados para quem efetuar seu pagamento de forma antecipada e obedece a data estabelecida para os dias 01 (desconto especial) 05 (desconto intermedi√°rio) que antecedem a data de vencimento das mensalidades dia 10 (desconto habitual), conforme instru√ß√Ķes no boleto de pagamento.

 

Após a renovação da matrícula será disponibilizado no PORTAL ACADÊMICO, os Boletos Bancários das demais mensalidades do semestre letivo que devem ser pagos nas Agências Bancárias, Casas Lotéricas ou Agencias Conveniadas. 

 

Fica a critério de cada aluno e/ou do seu responsável financeiro, a melhor data para efetuar seu pagamento, que deve ser liquidado exclusivamente na rede Bancária credenciada.

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Funcion√°rio e/ou Dependente

 

Tem como princípio beneficiar funcionário da FAAr/IESUR e/ou dependente, permitindo-lhe a redução acumulada das bolsas pontualidade e funcionário e/ou dependente. A sistemática de concessão de descontos é definida pela Diretoria Geral, de acordo com cada caso, este é um grande orgulho da instituição poder proporcionar crescimento intelectual ao funcionário;

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Egresso ou Portador de Diploma

 

Tem como princípio beneficiar ex-alunos graduados, em qualquer curso da FAAr/IESUR ou em outra instituição de ensino. Deverá ser feito através de requerimento e anexado cópia do certificado ou diploma. 

 

Consulte a e entenda mais: RESOLU√á√ÉO N¬ļ 010/2014-CONSEPE/IESUR no site www.faar.edu.br¬†






Incentivo ‚Äď Bolsa Conv√™nio

 

Tem como princ√≠pio beneficiar associados e seus dependentes legais diretos, em percentuais estabelecidos nos conv√™nios, desde que sejam atendidas as condi√ß√Ķes contratuais do conv√™nio pelo aluno solicitante.

 

Deve ser solicitado através de requerimento individual anexando obrigatoriamente declaração original emitida pelo sindicato/empresa conveniado com a FAAr/IESUR, com assinatura/carimbo do presidente do sindicato/empresa ou responsável autorizado, devendo o nome do solicitante constar da listagem oficial emitida pelo órgão conveniado.

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Trabalho ou de Administra√ß√£o

 

Esta bolsa tem por fundamento beneficiar o corpo de discentes do IESUR. Pode conceder descontos de 10% a 30 % do valor da mensalidade para alunos trabalhadores filiados a Associa√ß√Ķes considerados carente e que sejam selecionados pelas respectivas Associa√ß√Ķes, bem como tem como princ√≠pio valorizar a pontualidade de pagamento das mensalidades pelos discentes.

 

Incentivo ‚Äď Bolsa Transporte

 

Tem por objetivo auxiliar os alunos de outras localidades a se deslocarem at√© a institui√ß√£o atrav√©s de b√īnus em dinheiro para o aux√≠lio de transporte.

 

AVISO IMPORTANTE: РTodos os convênios devem ser renovados semestralmente.

 

INVESTIMENTO GOVERNAMENTAL

√Č atrav√©s dele que estudantes de institui√ß√Ķes de ensino superior privadas t√™m a oportunidade de financiar em at√© 100% seu curso, com juros iguais para todos os cursos.¬†

Tem maior flexibilidade de pagamento dos encargos e dos prazos de pagamento, que agora √© de tr√™s vezes o tempo do curso, com um tempo de car√™ncia ap√≥s a conclus√£o do curso para come√ßar a pagar. Para maiores informa√ß√Ķes acesse o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br¬†

O financiamento pode ser requerido a qualquer momento e n√£o mais apenas em processo seletivo. O agente operado passa a ser o FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento de Educa√ß√£o), mas, os atuais agentes financeiros s√£o: Caixa Econ√īmica e Banco do Brasil.¬†

O FIES √© para todos e para se candidatar, basta estar regularmente matriculado em Institui√ß√Ķes de Ensino Superior n√£o gratuita, em qualquer curso, devidamente cadastrada no Programa e com avalia√ß√£o positiva nos processos de avalia√ß√£o realizados pelo MEC.¬†

Os estudantes que conclu√≠ram o ensino m√©dio no ano de 2010 em diante devem comprovar tamb√©m o resultado obtido em pelo menos uma edi√ß√£o da prova do ENEM. A inscri√ß√£o √© feita somente pelo site http://portalfies.mec.gov.br onde outras informa√ß√Ķes tamb√©m poder√£o ser obtidas.

LOCAL DO ATENDIMENTO

Sala do NAD – N√ļcleo de Atendimento ao Discente

HOR√ĀRIOS DE ATENDIMENTOS

Segunda às Sextas-feiras das 19h00 às 22h00

1¬ļ e 3¬ļ S√°bado do m√™s de 14h00 √†s 18h00

DADOS DE CONTATO

Coordenador: Prof. Especialista Dione Pedro Feza

Destinat√°rio: Instituto de Ensino Superior de Rond√īnia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR).

Endere√ßo: Av. Capit√£o Silvio, n¬ļ 2738, Grandes √Āreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008; (69) 3535-5005 ‚Äď Ramal: 237

E-mail: dionefeza@faar.edu.br