Programa de Responsabilidade Social

O IESUR/FAAr tem por missão o ensino, a educação, a pós-graduação, mas também ajuda a desenvolver a questão da responsabilidade social. E, realiza, ao longo de todo o ano, atividades de responsabilidade social, uma vez que é uma Instituição comprometida com a comunidade onde está inserida.

 

São atendimentos jurídicos, de saúde e psicológico gratuitos, palestras, visitas de alunos e professores às escolas e comunidades, eventos e cursos voltados à pessoa com deficiência, atividades focadas nos direitos humanos, sustentabilidade e no desenvolvimento humano.

 

Todas as ações que são desenvolvidas formam um discurso de agradecimento a sociedade, que deposita a confiança da formação dos seus filhos ao IESRU/FAAr. É uma forma de retribuição à comunidade.

 

A missão do IESUR/FAAr é a de servir a comunidade, provendo-a de conhecimentos e gerando recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Ariquemes e região, buscando contribuir sempre para o bem-estar da sociedade de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida, defendendo a expressão e o cumprimento da verdade.

 

Quanto à Responsabilidade Ambiental, primeiramente foi implantada no ano de 2012 a linha de pesquisa: “Sociedade, Empresa e Sustentabilidade”.

 

Em março do ano de 2013, o Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas do IESUR – Ação nº 04 – Programa de Responsabilidade Socioambiental (RSA), cujo objetivo é o de evidenciar a natureza, apontando caminhos para preservação do meio ambiente, contribuindo não apenas com a melhoria da qualidade de vida dos jovens do município de Ariquemes e regiões vizinhas bem como realizar campanhas promovendo a educação ambiental, visando sensibilizar a comunidade acadêmica e seus colaboradores.

 

Sobre a Responsabilidade Social e Sustentabilidade, nota-se que a IES possui diversos projetos de extensão que promovem a inclusão social e a comunicação com a sociedade através de projetos sociais permanentes. 

 

Conheça os Projetos de Responsabilidade Social do IESUR/FAAr:

 

Projetos envolvendo todos os cursos

DESCRIÇÃO DOS PROJETOS DE CATEGORIA PERMANENTE

 

1 AMAAr 

A missão do IESUR/FAAr não se limita ao ensino de qualidade, mas também na realização de atividades cujo foco é a responsabilidade social, uma vez que é uma Instituição comprometida com a comunidade na qual está inserida.

A instituição busca servir a comunidade, por meio de conhecimentos, gerando recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Ariquemes e região do entorno, denominada Polo de Desenvolvimento de Ariquemes. 

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, essa data foi criada pela ONU com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre essa doença, ajudando a derrubar preconceitos e promover o esclarecimento, por isso o IESUR, através da COOPEX participa do evento na busca de sensibilização sobre o Autismo e quebra de preconceito.

 

2 Conhecendo a América Latina, Vivenciando Experiências Interculturais 

A globalização tem aproximado mercados e em contrassenso, afastando pessoas. A cultura foi e ainda é um empecilho para aproximação dos povos. O etnocentrismo tem descambado cada vez mais para atitudes de segregação e preconceito, fazendo com que surjam ojerizas entre diferentes nacionalidades.

Na América Latina não são incomuns contendas entre vizinhos, como no caso clássico da rivalidade Brasil/Argentina. É preciso estancar esse processo pernicioso que impede o encontro com o outro e isso só será possível através da educação escolar. É nesse contexto que as Instituições de Ensino devem assumir a vanguarda nessa mudança de postura.

É preciso vivenciar a multiculturalidade para que possamos nos aceitar enquanto diferentes e construímos relações sólidas de cooperação e desenvolvimento econômico e cultural. É com base nessa premissa que o projeto ora apresentado se justifica.

 

3 Conhecendo os Tribunais

A realização deste projeto anual assume papel relevante para os acadêmicos da graduação do Curso de Direito do IESUR/FAAr, pois através dele é possível, por exemplo, observar o ambiente real de uma instituição pública em pleno funcionamento e verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. 

Os discentes também assistem às sessões de julgamento como forma de experimentar a realidade do mundo jurídico para o qual estão se preparando. Ao final de cada visita, realizada em cada um dos Tribunais, os discentes recebem os certificados de participação ou um único certificado de participação no projeto. E ainda, faz com que o acadêmico vivencie os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conheça a realidade dos Tribunais Superiores, a sua estrutura organizacional e acompanhe o funcionamento

 

4 Dia do Trabalhador (GVP) 

O presente projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Psicologia Organizacional no Instituto de Ensino Superior de Rondônia, situado na Avenida Capitão Silvio, 2738, setor Grandes Áreas. É um projeto oriundo do Projeto Gestão e Valorização de Pessoas. 

O projeto conta com a participação de acadêmicos de psicologia que ficam responsáveis pela organização do evento, que tem por finalidade valorizar os funcionários da FAAr/Ariquemes por meio de ações de promoção a saúde a saúde mental e satisfação profissional.

 

5 FAAr vai ao campo

Trata-se de projeto inovador com cunho social tendo como objetivo atender aos assentados do Projeto Madre Cristina com palestras e realizar atendimento básico em saúde, desenvolvendo atividades na comunidade com palestras e testes rápidos de glicose e aferição de pressão; antropometria das crianças do Assentamento. Os acadêmicos participantes tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da cultura regional e sensibilizar no trabalho com o povo.

 

6 FAAr Cidadania

A edição do PROJETO FAAr CIDADANIA orienta-se pedagogicamente pelo Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI e, consequentemente, pela via do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, na medida em que objetiva proporcionar e servir a comunidade, provendo-a de conhecimentos e gerando recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Ariquemes e região.

O IESUR tem buscado satisfatoriamente exercer seu papel de agente social de desenvolvimento, promotor da igualdade, defensor de direitos humanos e da cidadania. Pois, promover a cidadania é possibilitar à comunidade acesso aos serviços básicos ofertados pela IES, através de seus núcleos de apoio e de seus projetos sociais. 

Para isto, a IES foi estruturada de modo que as ações empregadas possam ser realizadas de forma específica e de modo contínuo, ou seja, os serviços oferecidos pela Instituição (educacional e assistencial) devem ser cumpridos com atendimento aos interesses de todas as comunidades envolvidas e as necessidades dos setores internos. Realizando assim sua principal missão: servir a comunidade

 

7 Gestão e Valorização de Pessoas 

O projeto Valorização de Pessoas tem como objetivo desenvolver e reter competências e ainda garantir o ambiente organizacional adequado tanto na área administrativa quanto na área de docência.

Neste contexto, o IESUR vem trabalhando no sentido de melhorar os recursos humanos, capacitando-os para mantê-los motivados, atualizados e eficientes, para atender as demandas atuais mesmo assim, não é suficiente, por isso é importante a implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoas porque irá atender as necessidades destes profissionais representantes das diversas áreas

Dotá-los de conhecimentos necessários para o desempenho de suas atividades é essencial para adequar o quadro de colaboradores aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor privado em consonância com os dispositivos legais que disciplinam a Avaliação Institucional. E ainda, desenvolver as habilidades e competências acadêmicas de acordo com o perfil do egresso exigido pelos cursos da Instituição.

Vê-se que são grandes os desafios para se desenvolver estas competências uma vez que investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que são oferecidos, porém, esse investimento deve privilegiar todos os colaboradores de forma permanente e continuada dentro do PROJETO PEDAGÓGICO, uma vez que os resultados decorrem das atividades do coletivo. 

 

8 Leituras e Vivências Multidisciplinares

As políticas públicas e reformas curriculares devem produzir ações transformadoras capazes de sensibilizar, capacitar, através das leituras e vivências integradas, acadêmicos e professores, na busca de enfrentamento dos riscos comportamentais globais. Assim, faz-se necessário ampliar espaços de interlocução ao vislumbrar maior participação política, vivências democráticas e cooperativas, que se insere neste campo de conhecimento. 

Desde 2014, este projeto vem tentando romper essa visão fragmentada através desta postura interdisciplinar. Por um lado, o IESUR abrirá caminhos para que seus acadêmicos busquem nas linhas e entrelinhas, a compreensão de um texto, vivenciar outras realidades, por outro, professores trabalharão interdisciplinarmente, e ao mesmo tempo, buscarão a reflexão sobre a sua prática docente, numa nova visão de mundo e de homem. 

 

9 Não caia na boca do Leão 

Este projeto busca a prática do conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Os alunos aprendem a aplicação das regras, normas e conceitos complexos que compõem a obrigação devida aos cofres públicos. Foi pensando em uma didática de aprendizagem que se estabeleceu a apresentação do “Não caia na boca do Leão”. Uma ação didática significativa e eficiente capaz de intervir na realidade educativa, e permanecer contextualizada e conectada, tanto com o acadêmico, quanto com o mundo onde está inserido.

 

10 Plantando e Administrando

Este Projeto auxilia a interação entre a teoria tendo como material de apoio o Guia de gestão para a propriedade rural familiar – GIAF, e a prática com o desenvolvimento de um negócio através de uma cooperativa. Neste contexto, o Projeto: “PLANTANDO E ADMINISTRANDO” assume papel relevante porque proporciona aos acadêmicos do IESUR, a exploração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas ofertadas em seus cursos de graduação.

 

11 Plantão Psicológico (Projeto SOS Cidadania) 

O processo de escuta é considerado uma forma de comunicação verbal e não verbal fundamental para compreensão do outro, sendo analisada como uma atitude positiva capaz de transmitir calor humano, interesse e respeito mediante o sofrimento da pessoa atendida, essa relação pode ser descrita, segundo Mesquita e Carvalho (2014) como uma escuta terapêutica. O processo de escuta não configura em algo passivo, pelo contrário, o plantonista ouve o paciente de uma forma ativa, ou seja, estar atento e presente, concentrando toda sua atenção ao paciente, com olhar empático e acolhedor, aumentando assim a relação de confiança e vínculo (REBOUÇAS; DUTRA, 2010). 

Segundo Schenferd (2011) um dos fatores essenciais para o sucesso da aplicabilidade do plantão psicológico refere-se à compreensão que não cabe aos estagiários resolver ou solucionar os problemas do paciente, mas que sua função é recebê-lo e acolher sua demanda no momento disponível. Contudo, “cabe ao psicólogo proporcionar ao paciente uma compreensão a respeito de si mesmo e de seu papel diante da problemática que o levou a procurar pelo plantão” (MAHFOUD, 1987 apud SCHENFED, 2011, pg. 01). Tendo em vista a necessidade da comunidade carente, ser atendida no Apoio Infantil do setor 10 na cidade de Ariquemes, propôs-se a realizar-se um Plantão Psicológico, com objetivo de auxiliar o sujeito, em sofrimento psíquico, a ressignificar o momento de conflito oferecendo uma escuta e acolhimento humanizado aos atendidos.

 

12 Portas Abertas (Projeto Gestão e Valorização de Pessoas) 

Este projeto faz parte das Ações do Projeto Gestão e Valorização de Pessoas e é voltado para os filhos dos colaboradores do IESUR.  Para apresentar o ambiente de trabalho são programadas visitas as instalações, brincadeiras, jogos, sala de cinema e lanche. É uma maneira dos filhos entenderem um pouco mais sobre o trabalho que os pais desempenham.

Outubro foi o mês escolhido por se comemorar o dia das crianças, por isso nada mais justo do que organizar um evento para elas.

 

13 Psicologia e Esporte (Escolinha de Futebol- Antigo Guaíra)

Neste contexto, o Psicólogo do Esporte precisa estar atento a tudo que diz respeito ao atleta. Precisa trabalhar toda a sua história de vida dentro do esporte e dentro da modalidade.

É importante lembrar que o atleta, antes de ser um atleta é um ser humano e precisa ser tratado como tal. O trabalho com equipe multidisciplinar tem mostrado um resultado significativo para o atleta, seja de modalidade individual ou coletiva. O trabalho precisa envolver todas as áreas, para que o trabalho seja realmente efetivo.

O trabalho na área é realizado nos períodos pré-competitivos, durante a competição e pós-competitivos, dando assim um suporte completo ao atleta e a equipe.

Portanto, trata-se de parcerias e o atendimento psicológico foi feito por um dos parceiros (egresso da FAAr). Desde fevereiro de 2014, conta com a colaboração do Núcleo de Psicologia da FAAr

 

14 Restaurante Popular 

Este projeto visa a promoção de segurança alimentar sustentável à população de baixa renda (desempregados, subempregados, moradores de rua e itinerantes), fornece em seu restaurante popular refeições com qualidade.

Este projeto foi implantado desde 2010, e a partir de 2013 ele está sendo acompanhado pelos acadêmicos do Curso de Farmácia, através das orientações das Boas Práticas de Fabricação, uso dos Equipamentos de Proteção Individual.

O programa social é mantido exclusivamente com recursos das entidades parceiras. É um programa social de importância para a população de baixa renda, e por isso o IESUR não mede esforços para mantê-lo.

 

15 Rompendo Fronteiras

Estas atividades de extensão assumem papel relevante para os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IESUR/FAAr uma vez que propiciam o encontro do acadêmico com o universo profissional e, ao mesmo tempo, proporcionam formação mais ampla entre a teoria e aplicação da prática. E ainda, através destas, será possível, por exemplo, observar o ambiente real de uma outra instituição de ensino, como é o caso da Universidad Autónoma del Beni – UAB, em pleno funcionamento e ao mesmo tempo verificar a dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Além disso, o acadêmico vivencia os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conhece a realidade do sistema financeiro e tributário do país vizinho, além da sua estrutura micro e macroeconômica no cenário global.

No decorrer da visitação, os discentes participam de palestras ministradas por professores e acadêmicos das faculdades de Ciências Econômicas e Administração, o que contribui para formação mais abrangente dos alunos. Nas palestras, são abordados temas sobre a economia e administração do país visitado, as quais proporcionam conhecimento mais sólido, principalmente, em relação às relações internacionais nos campos financeiros e administrativos entre os dois países. 

Esta atividade, além de interligar teoria e prática, como ferramenta didática, promove a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.  No decorrer das atividades durante o Projeto de Visitação, os acadêmicos terão oportunidade resgatar conteúdos vistos em sala de aula, desde as disciplinas de Teoria Geral da Administração, Humanidades, Gestão e Pesquisas Mercadológicas, Administração Financeira em Longo Prazo, Matemática Financeira, Comércio Exterior, Administração Produção e Serviços, além de outras disciplinas previstas no Projeto Pedagógico do curso de Administração e Ciências Contábeis do IESUR/FAAr.

A viagem tem seu foco voltado para a construção e aprofundamento do conhecimento administrativo e contábil dos acadêmicos que dela participarem, uma vez que as visitas realizadas lhes permitem verificar na prática como funcionam a economia e a administração no país vizinho. E ainda, com as Na visita a Universidad Autónoma del Beni – UAB, universidade pública boliviana fundada em 1967, com grande tradição na formação acadêmica dos povos da região do departamento de Beni, com cursos nas áreas das Ciências Econômicas, Sociais, Saúde, Engenharias, além de Administração e Educação, a instituição é envolvida como o desenvolvimento da região, atuando, principalmente na formação dos grupos mais vulneráveis, como indígenas e populações ribeirinhas.

 

16 Projeto Semear 

A partir de 2014, a Coordenação de Pesquisa e Extensão em parceria com as Coordenação de Administração, Psicologia e Enfermagem irá desenvolver ações educativas com as crianças e adolescentes, pais/responsáveis, bem como realizar o acompanhamento nutricional e psicológico destes. As atividades serão realizadas pelos acadêmicos vinculados ao projeto e abordarão temas relevantes para o cuidado efetivo da criança e do adolescente, de acordo com as necessidades e realidade local. Todas estas ações estão sob a supervisão da Coordenadora e a responsável técnica pelo projeto. Este projeto é considerado positivo por todos os atores, tanto pelos acadêmicos, porque fortalece o processo ensino-aprendizagem, quanto pela comunidade daquele setor, e promove a melhoria da qualidade nas condições de vida e saúde das crianças e adolescentes, além de fortalecer as famílias envolvidas.

Alimentar a vida interior das crianças, oportunizar um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades lúdicas na infância, valorizar o ato de brincar, incentivar o gosto pela leitura, é a proposta do Projeto Semear e do Instituto de Ensino Superior de Rondônia, juntos cumprem com a missão em servir à comunidade. 

 

17 SOS Cidadania

Este projeto é uma ferramenta indispensável para a complementação da formação de acadêmicos os quais serão cada vez mais conscientes e atuantes na realidade das comunidades carentes. Por um lado a Instituição contribui para que os acadêmicos possam adquirir conhecimentos e experiências específicas que servem de alicerces para a sua carreira profissional; para os acadêmicos, é uma oportunidade única, eles têm acesso à realidade das comunidades urbanas, levando-os a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável destas localidades, e por outro, a sociedade civil terá mais um instrumento destinado à proteção dos legítimos interesses, e o resultado prático esperado é maior efetividade do aprendizado e, consequentemente, a formação de profissionais aptos como instrumento garantidor da cidadania.  

 

18 Trote solidário – Páscoa solidária – Natal solidário  

Estes projetos são de responsabilidade da COOPEX e das Diretorias Acadêmica e Pedagógica. O primeiro é semestral e os dois últimos anuais. A arrecadação é direcionada para a Casa da Criança e as crianças do Projeto Semear e a Creche da Av. Capitão Sílvio. Ao aprovar, a FAAR dá um passo importante no sentido de cada vez mais oferecer um ensino de qualidade, baseado nos princípios democráticos e civilizatórios necessários à convivência entre os povos.

 

19 PROJETO CONFERÊNCIAS MULTIDISCIPLINAS DA FAAr – COMFAAr

O projeto tem por objetivo estimular e valorizar a produção de Projetos Inovadores que permitam o incremento das atividades didático-pedagógicas sob as vertentes da educação, pesquisa e extensão universitária, com intuito de promover o desenvolvimento socioeconômico da comunidade acadêmica com base no espírito inovador e empreendedor. Projeto de cunho anual da FAAr/IESUR.

 

20 PROJETO TORNEIO INTERTURMAS DO IESUR

A prática do esporte proporciona uma vida saudável e é uma poderosa ferramenta de integração. Em um ciclo de amizade e diversão, as pessoas, principalmente aquelas com algumas dificuldades, se sentem mais à vontade para mostrar suas habilidades ou desenvolvê-las. Este evento atende a Ação nº 04 – Responsabilidade Socioambiental do Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas do IESUR.