Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto de Visita Técnica à Aldeia de SURUÍ - Povo Paiter de Cacoal

APRESENTAÇÃO


É um Projeto de Extensão, sob a coordenação técnica dos professores das disciplinas Antropologia e Sociologia Jurídica, que propõe uma visita técnica à comunidade indígena para que os acadêmicos possam compreender como na prática ocorre o processo, mas também fazer uma interface de saberes específicos como ética, costumes, moral, cidadania e outras estratégias que norteiam tais disciplinas.

O Projeto desenvolve, ainda, ações nas áreas de educação, cultura e promoção social voltadas à população indígena do município de Cacoal com o apoio do IESUR/FAAr, conforme consta em seu PDI de 2013-2018.


O intuito é reforçar a missão e o compromisso social da instituição para com a sua região e proporcionar aos discentes da graduação em Direito a oportunidade de aprofundar e ampliar a sua formação profissional. Os discentes envolvidos terão a perspectiva de novos estudos e práticas na área do Direito, possibilitando que, como futuros profissionais, defensores da Justiça e da Lei, tenham contato direto com a realidade da aldeia, como conhecer seus moradores, vivenciar as atividades cotidianas, a luta pela sobrevivência, as práticas de rituais e demais representações culturais.


Em resumo: significa não só ultrapassar os limites impostos pelos estudos teóricos, mas, sobretudo, aprender a conviver com as diferenças, lutar pela democracia social e respeitar a diversidade étnico-cultural, tão presente na formação do povo de Rondônia. 


OBJETIVO GERAL


Conhecer e vivenciar aspectos da vida de um grupo indígena, como forma de superação de discordâncias, contestações, valorizando os contrastes, as diferenças étnico-sociais presentes na construção da nação brasileira.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Estabelecer relação entre o contexto sociocultural e as premissas teórico-metodológicas da Ciência Antropológica e da Sociologia Jurídica;

  • Oportunizar o aprofundamento do estudo da legislação existente sobre os povos indígenas;

  • Observar, identificar e levantar dados e subsídios referentes à terra, saúde, educação e cultura do povo Paiter;

  • Entrevistar e fotografar lugares e pessoas (com a devida autorização), para elaboração do relatório que deverá ser entregue aos professores organizadores da visita técnica no último dia útil do mês de junho;

  • Propor ações e estudos que possam contribuir para o conhecimento e o respeito aos chamados “povos tradicionais”.

Com este Projeto, além da apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região, visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capazes, inclusive, de gerar e desenvolver alternativas, através de pesquisas aplicadas.


Neste processo de desenvolvimento, o objetivo é fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural.


Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do IESUR/FAAr visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.


Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!


DADOS DE CONTATO


Coordenadores: Profª Odete Alice Marão de Carvalho e Prof. Rafael Barasuol

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: alicemarao@yahoo.com.br



Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS

Projeto Visita Técnica à Aldeia SURUÍ - Povo Paiter de Cocoal (arquivo em pdf).


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia