Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Pesquisa/Extensão » Projetos de Extensão em Psicologia
Projeto Social Escolinha de Futebol

Desde sua fundação, o IESUR tem o compromisso de servir à Comunidade, de ser uma instituição superior de ensino de qualidade, integrada à comunidade ariquemense.


Este compromisso, expresso pelos seus fundadores, encontra-se presente no documento PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2013/ 2018 do IESUR.


A ideia de se criar o Projeto Social Escolinha de Futebol partiu das próprias instituições parceiras: Instituto de Ensino Superior - IESUR, Associação Atlética de Rondônia – AARON e Avaí Futebol Clube de Florianópolis.


Com o intuito de melhorar a qualidade de vida desses jovens esportistas carentes, este projeto tem contribuído para a inclusão social através da Escolinha de Futebol. Além disso, os adolescentes passam por uma triagem e posteriormente, conforme o caso, contam com atendimento psicológico, além de palestras sobre cidadania, saúde e higiene pessoal.


JUSTIFICATIVA


O PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL é formativo e social. O importante é que as crianças tenham a oportunidade de se socializarem, de fazerem descobertas do corpo em movimento, desenvolverem o prazer pelos jogos e brincadeiras, conhecerem direitos e deveres e, ainda, terem a chance de serem educadas pelo esporte.


O projeto visa preencher o tempo ocioso de crianças e jovens do sexo masculino moradores de comunidades carentes. A prática do futebol de campo respeitará a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança, bem como propicia socialização, interação e educação, desenvolve habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol.


Sem esquecer o aspecto social, através do Projeto, descobrem-se novos talentos, principalmente entre as crianças mais carentes da região de Ariquemes, pois elas são as que mais precisam do esporte como fator de integração e inclusão social. Além disso, são estimuladas a participar de diversas competições no âmbito regional e estadual.


E mesmo que um dia os participantes não se tornem profissionais de futebol, serão sabedores de seu papel na sociedade: de homens responsáveis, cumpridores de suas obrigações.


Com o apoio da coordenação de Psicologia, a instituição tem papel relevante na comunidade de Ariquemes. É fator primordial das instituições envolvidas, ajudar a realizar o sonho de crianças e jovens que encontram no esporte uma oportunidade profissional, um diferencial para viver.


É um projeto que propõe a integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão.


OBJETIVO GERAL


Atender a Ação nº 04 - Responsabilidade Social do Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas e articular o ensino, pesquisa e extensão às necessidades da sociedade possibilitando aos acadêmicos uma prática profissional que contribua para a sua formação social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Incentivar a participação de jovens na prática desportiva;
  • Promover a aproximação do IESUR à comunidade;
  • Ensinar as regras de futebol com ênfase na socialização;
  • Contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico das crianças e jovens;
  • Ensinar e aplicar os fundamentos técnicos e táticos do futebol de campo;
  • Evidenciar, em todo momento, a disciplina e o respeito aos colegas e professores antes, durante e após os treinamentos;
  • Participar de campeonatos de futebol de campo nas categorias infantil e juvenil
  • Avaliar periodicamente o desenvolvimento físico-motor, as habilidades motoras, o aspecto psicológico e de socialização dos beneficiados pelo projeto.

DADOS DE CONTATO


Coordenador: Prof.Maria Jarina Manoel Pedroso


Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.


Telefone: (69) 3535-5008


Fax: (69) 3535-5005


E-mail: psicologia@faar.edu.br


Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS


Projeto Social Escolinha de Futebol (arquivo em pdf).


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia