Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Pesquisa/Extensão » Projetos de Extensão em Psicologia
Projeto Social "Abrigo Cristão"

Há em Rondônia um significativo aumento da população que, por vários motivos, passa a habitar as ruas das maiores cidade do estado. Várias nomenclaturas são utilizadas para definir este segmento social com o qual nos deparamos diariamente: sem-teto, população de rua ou em situação de rua, excluídos, desfiliados ou até mesmo mendigos, o fato é que todos representam uma parcela da população que, em princípio, se encontra distante do acesso às políticas públicas.


Ariquemes cresceu devido a um constante fluxo migratório. Nestas últimas décadas, nota-se que as pessoas vêm em busca de uma vida melhor, um emprego melhor e se deparam com uma realidade totalmente diferente daquela que imaginavam, mas acabam permanecendo na cidade por não terem condições de retornar para os seus locais de origem. Ou então, são indivíduos excluídos da própria família (pais, filhos) devido à dependência química. Tais causas contribuem significativamente para o expressivo aumento de moradores de rua.


Como Ariquemes não possui abrigos que atendam a este segmento, a Igreja de Ariquemes e o IESUR, através de parceria, resolveram assumir, desde 2006, o compromisso social de acolher esses excluídos.


JUSTIFICATIVA


O Projeto Social Abrigo Cristão atende a moradores de rua e pedintes/ mendigos na faixa etária de 18 a 60 anos, socialmente excluídos, sem as mínimas condições de desenvolverem, de imediato, o pleno exercício da Cidadania. E, ainda, atende dependentes químicos e pessoas em trânsito para acompanhar doentes.


Para os dependentes químicos são oferecidos diariamente de 40 a 50 refeições, café da manhã, higiene pessoal e atendimento psicológico. Já para as pessoas em trânsito são oferecidos sete dias consecutivos de permanência para acompanhar seus familiares acamados, com direito a banho, palestras, café da manhã e jantar. Eles contam também com apoio psicológico.


Considerando o aumento desse contingente de excluídos na região, este serviço visa compreender o modus vivendi dessa população e, ainda, desvendar os fatores que levam pessoas a essa situação e o estilo de vida adotado por elas diante de condições peculiares de sobrevivência. É neste contexto que atuarão os acadêmicos dos últimos períodos do Curso de Psicologia, sob a orientação do professor coordenador.


Desta forma, o IESUR assume o seu compromisso de servir à Comunidade, expresso pelos seus fundadores, e propõe a integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão.


OBJETIVO GERAL


Atender a Ação nº 04 - Responsabilidade Social do Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas e articular o ensino, pesquisa e extensão às necessidades da sociedade, possibilitando aos acadêmicos uma prática profissional que contribua para a sua formação social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Acolher pessoas adultas identificadas como moradores de rua/mendigos, com pouca ou nenhuma condição pessoal de serem inseridas na sociedade, em abrigo de 12 horas, com ações e serviços capazes de propiciar a reconstrução da cidadania.
  • Disponibilizar atendimento social e psicológico aos moradores de rua e dependentes químicos visando a sua reinserção sócio-familiar;
  • Atender, com serviços de higiene e alimentação, pessoas moradoras de rua que eventualmente procurem o abrigo das 17h30 às 07 horas;
  • Realizar ações socioeducativas que promovam a sociabilidade dos moradores e privilegiem a disseminação de informações na perspectiva dos direitos sociais;
  • Dar abrigo a pessoas em trânsito para acompanhar doentes.

DADOS DE CONTATO


Coordenador: Prof. Maria Jarina Manoel Pedroso


Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.


Telefone: (69) 3535-5008


Fax: (69) 3535-5005


E-mail: psicologia@faar.edu.br


Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS


Projeto Social Abrigo Cristão (arquivo em pdf).


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia