Quarta-Feira, 8 de Maio de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto de Capacitação sobre Primeiros Socorros

Os Primeiros Socorros são procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de morte, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra.

É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado chegue para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.

O IESUR/FAAr, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, promove curso de capacitação para os acadêmicos do Curso de Farmácia e de Enfermagem a fim de contribuir para a melhoria dos atendimentos emergenciais, em Ariquemes.

Este tipo de capacitação é um dos preparativos para a atuação destes em sua tarefa diária. O curso via interligar os vários aspectos de atendimento para que cada um saiba exatamente o procedimento realizado em cada etapa e possa, dessa forma, dar continuidade eficiente à ocorrência,“diminuindo assim o risco de morte ou sequelas.

OBJETIVO GERAL

Capacitar os acadêmicos do Curso de Farmácia e do Curso de Enfermagem sobre procedimentos necessários diante de vítimas acometidas de acidente ou mal súbito na busca de reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes de falta de socorro.

• Sensibilizar os acadêmicos quanto à importância dos primeiros socorros;
  • Mostrar o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência;
  • Instruir os acadêmicos quanto a ressuscitação cardiopulmonar, queimaduras, hemorragias, ferimento leves e superficiais, ferimentos extensos e profundos, fraturas e convulsões.

Com este Projeto, mais a apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.

Neste processo de desenvolvimento, o objetivo é fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saude.

Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do  IESUR/FAAr  visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenador: Jorge Fernandes de Azevedo

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Enfermagem.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

E-mail: jorge@faar.edu.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Projeto de Capacitação sobre os Primeiros Socorros (arquivo em pdf).