Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto "Água": um bem de todos e para todos - Visita Técnica à CAERD

De um lado, as visitas técnicas fazem parte das atividades complementares do IESUR as quais contribuem significativamente para a formação profissional. E para tanto a Direção Geral, através de suas coordenações disponibiliza estas visitas para que os acadêmicos vivenciem outras realidades e/ou tenham informações técnicas sobre o assunto abordado em sala de aula.

A atividade de visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas assume papel relevante para os alunos da graduação. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela.

De outro lado, sabe-se que a água é um elemento essencial à vida, porém pode trazer riscos à saúde em face de sua má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos por isso, o homem deve estar atento aos fatores que podem interferir negativamente na qualidade da água que consome e no seu destino final.

Neste contexto, os acadêmicos do Curso de Farmácia e Enfermagem so IESUR/FAAr participarão de visita técnica com o objetivo de buscar a compreensão acerca do funcionamento da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia – CAERD - para ter uma ideia de como, na prática, ocorre o processo da filtração da água de esgoto, mas também fazendo uma interface desses saberes com as estratégias que norteiam a Microbiologia, Saúde Ambiental e Saúde Pública.

Entre os assuntos a serem trabalhados durante as atividades, há a visitação da estrutura física da CAERD, a área de captação da água bruta e de distribuição da água tratada, as aulas nos laboratórios de análises físicas, químicas e de bacteriológicas, como também acompanharão os testes de turbidez, alcalinidade e níveis de PH da água após o seu tratamento necessário.

A busca de melhoria da qualidade de ensino deve sempre estar pautada na necessidade de se aliar os conteúdos teóricos com as práticas de campo, para que haja melhor assimilação dos conceitos e do contexto da práxis na formação profissional.

Neste sentido, o IESUR/FAAr sempre tem proporcionado esse tipo de interação, que tanto contribui com a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

Este projeto é uma atividade complementar de extensão universitária iniciado em 2012 e, agora, prevista no PDI 2013-2018.

OBJETIVO GERAL

Adquirir informações técnicas sobre o processo de tratamento da água da cidade de Ariquemes desde a captação de água até a estação de tratamento envolvendo diversas etapas do processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Sensibilizar os acadêmicos sobre a importância da CAERD para o Estado de Rondõnia;
  • Integrar os conteúdos teóricos com as práticas de campo;
  • Identificar as diversas operações envolvidas no processo.
  • Incentivar a pesquisa;
  • Integrar teoria e prática;
  • Elaborar relatórios após os debates.

Com este Projeto, mais a apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.

Auxiliando o processo de desenvolvimento, o objetivo deste Projeto de Extensão é o de fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saúde e dignidade.

Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do IESUR/FAAr visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenadores: Prof. Jorge Fernandes de Azevedo

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Enfermagem e Coordenação de Farmácia.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: jaklinebran@yahoo.com.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Projeto "Água": um bem de todos e para todos (arquivo pdf)