Sábado, 27 de Abril de 2024
Noticia » Enfermagem
04/04/2014 - Coordenação
Acadêmicas do 5ª período de Enfermagem fazem palestra sobre higiene das mãos e saúde bucal no projeto SEMEAR

As acadêmicas do 5º período de Enfermagem Francielli Cristini Sangalletti, Raiane Mendes e Zenilda de Assis F. Castanharo, sob a orientação da biomédica Lorena Brandhuber Moura, professora do IESUR, ministraram palestra sobre a Higiene das Mãos e Saúde Bucal, para crianças do Projeto Semear, no dia 22 de março, às 14:30 na própria sede.

Professora Lorena esclareceu que esta atividade faz parte do Cronograma do Projeto Semear para 2014. As palestrantes utilizaram uma linguagem simples a fim de atingir os objetivos propostos.  Primeiramente, ensinaram às crianças sobre a importância do ato de lavar bem as mãos, embora seja uma atividade comum, pode evitar uma série de doenças e infecções. “Antes e após as refeições, ao usar banheiro, antes e depois, chegando da escola, ao voltar para a casa e todas as vezes que tossir é preciso lavar as mãos, mas lavá-las direito”. As mãos constituem a principal via de transmissão e por isso, hábitos simples como a higienização das mãos com água e sabão, cortar as unhas, tomar banho frequentemente, verificar os piolhos, escovar os dentes, limpar e organizar os ambientes podem auxiliar na prevenção de doenças causadas por microrganismos, como: gripe, resfriados, verminoses.

Explicaram sobre os principais tipos de microrganismos que podem atingir as mãos, fizeram uma dinâmica da prática de higiene, com a intenção de ensinar a forma correta para realizar a higienização das mãos, àquelas crianças.

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de infecções.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

As acadêmicas disseram para as crianças que a boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Prevenir é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

Jakline Brandhuber

Coord. Pesquisa e Extensão