O FEMINISMO E A IMPORT NCIA NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
pdf

Palavras-chave

Problemática ambiental;
Ecofeminismo;
Movimento ambientalista;
Cenário Global

Como Citar

Corrêa, J., & de Araujo, T. L. (2022). O FEMINISMO E A IMPORT NCIA NA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL. Amazon’s Research and Environmental Law, 9(01), 43-60. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2021v901400

Resumo

O presente ensaio visa o enfrentamento da problemática ambiental a partir dos movimentos sociais femininos tendo como tema central a acirrada discussão crítica de gênero não apenas como objeto de estudo, mas como perspectiva metodológica para produção de um saber cientifico a partir dos sujeitos (homem/mulher). Será dado enfoque na construção dos movimentos socioambientais ancorados pelas mulheres que historicamente constroem o seu protagonismo na luta pela igualdade de condições exigindo a necessidade da construção de novos conceitos e trocas de paradigmas fragmentados na visão cartesiana e linear. Tomam-se como eixos teóricos, as categorias de trabalho e meio ambiente por entender que estas questões abrigam especialmente a relação masculinizada do trabalho e do meio ambiente buscando redefinir o papel da sociedade de poder patriarcal.



https://doi.org/10.14690/2317-8442.2021v901400
pdf

Referências

ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do A.; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
ARAUJO, Luiz Ernani Bonesso de; TYBUSCH, Jerônimo Siqueira. Pensamento Sistêmico-complexo na Transnacionalização Ecológica. In____,; VIEIRA, João Telmo (Orgs.). Ecodireito: o Direito Ambiental numa Perspectiva sistêmico-complexa. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
BAKAN, Joel. A corporação: a busca patológica por lucro e poder: tradução Camila Werner. São Paulo: Novo Conceito, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: tradução Maria Helena Bertrand Brasil, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2012.
CARDOSO, Ruth Correa Leite. O “Verdejar” do ser: movimento ambientalista. In: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. ed. Paz e Terra, São Paulo-SP, 1996.
FLORES, N., MONTEIRO, J. A Sociedade Capitalista Pós-Moderna e suas Repercussões nas Relações de Trabalho Subordinadas: A questão da propriedade dos inventos criados pelo empregado. Amazon’s Research and Environmental Law, 1(3), 2013, pp.6-28. DOI: https://doi.org/10.14690/2317-8442.2013v13114
HEIDEGGER. Martin. Ser e tempo. Tradução Marcia Sá Cavalcanti.15ª: Rio de Janeiro: ed. Vozes. 2005.
JUNGES, José Roque. (Bio)ética ambiental. São Leopoldo-RS, ed. Unisinos, 2004.
LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
_____. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2004.
MANTOVANELLI, Oiklinger Jr. A sustentabilidade como projeto para a cidadania planetária, São Paulo: Manole, 2012.
NOGUEIRA, Claudia Mazei. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão do trabalho. ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. (Orgs.). Infoproletariados. Degradação real do trabalho real. São Paulo: Boitempo, 2009.
NELSON, Lin. La salud ambiental laboral. In: Nuestros cuerpos, nuestas vidas: la guia definitiva para la salud de la mujer latina. 2003. disponível em http://pcajero.flies.wordpress.com/2010/2012nuestros_cuerpos_nuestras_vidas.pdf>acesso em: 01 sep 2020.
ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Economia ou economia política da sustentabilidade. In: MAY, Peter H(orgs). Economia do meio ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
SAAVEDRA, Fernando Estenssoro. Medio ambiente e ideologia. Ladiscusión Pública en Chile, 1992-2002. In: IDEA – Instituto de Estudos Avançados. ISBN: 978-956-303-060-0. Santiago - Chile.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
SEN, Amartya. A ideia de justiça ambiental. Tradução Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TYBUSCH, Jerônimo Siqueira. Sustentabilidade Multidimensional como Ação Reflexiva para uma Ecologia Política Pós-colonial. In: SAAVEDRA, Fernando Estenssoro. América Latina e Caribe na encruzilhada ambiental: dimensões política, jurídica e estratégica. Ijuí: Unijuí, 2011.
VENCO, Selma. Centrais de teleatividades: o surgimento dos colarinhos furta cores? ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. (Orgs.). Infoproletariados. Degradação real do trabalho real. São Paulo: Boitempo, 2009.

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.