AS OPERAÇÕES DE PEACEBUILDING REALIZADAS PELA ONU E A CONEXÃO COM OS IDEAIS DO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL
pdf

Palavras-chave

Constitucionalismo global
Peacebuilding
Mecanismos de reconciliação pela ONU

Como Citar

Gouvêa, C., & Delgado, A. P. (2022). AS OPERAÇÕES DE PEACEBUILDING REALIZADAS PELA ONU E A CONEXÃO COM OS IDEAIS DO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL. Amazon’s Research and Environmental Law, 8(01), 64-81. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2020v801379

Resumo

No atual século, um dos principais objetivos do constitucionalismo é iluminar o desenvolvimento das constituições para que encontrem um caminho melhor à promoção do desenvolvimento social, político e econômico. O denominado constitucionalismo global se ampara nos valores legitimadores e substanciais definidos pelo consenso da comunidade das nações, caminhando no sentido inverso do sentido tradicional. Este artigo tem o propósito de examinar o contexto que se insere o denominado constitucionalismo global e as operações de peacebuilding que são operacionalizadas pela ONU. A metodologia empregada foi dedutiva, utilizando como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e as exposições empíricas. Assim, o maior problema nesta forma de constitucionalismo é determinar o conjunto de ideais que serão abraçados por todos. Também não existe uma definição clara de “peacebuilding” que o distinga de prevenção de conflitos, manutenção da paz, pacificação, assistência ao desenvolvimento. Por outro lado, existem núcleos, metas e atividades ao longo do espectro do conflito para a construção da paz sustentável. Estas operações que são materializadas pela ONU tratam também, de implementar as instituições “democráticas” e a “confiança” - a reconciliação é vista como um importante mecanismo que compõe suas ações e podem operacionalizar uma mudança progressiva no novo tecido social para gerar uma maior confiabilidade política e institucional. Desta forma, as operações de peacebuilding realizadas pela ONU estão conectadas com os ideais do denominado constitucionalismo global, o que pode ser um importante mecanismo viabilizador para a materialização desta categoria no universo empírico.  

 

https://doi.org/10.14690/2317-8442.2020v801379
pdf

Referências

BACKER, Larry Catá. From constitution to constitutionalism: a global framework for legitimate public power systems. Penn State Law Review, Vol.113, No.3, 2009, p.101-177. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. de 2019.

BOUTROS-GHALI, Boutros. A plan for democratization. United Nations: New York, 1996.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Relatório Anual 2012. p.3. Disponível em < http://www.corteidh.or.cr/sitios/informes/docs/POR/por_2012.pdf>. Acesso em 15 de jun. de 2019.

GOUVÊA, Carina Barbosa. As intervenções da ONU no processo de constitution-making nos Estados em transição política: o papel das Nações Unidas no resgate da ordem democrática. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

KUO-SUNG, Ming. The uneasy relationship between global administrative law and global constitutionalism is between fragmentation and unity. San Diego International Law Journal, Vol.10, p.439-467, 2009, p.449. Disponível em < https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1419631>. Acesso em 15 de junho de 2019.

PEACE OPERATIONS TRAINING INSTITUTE. Core pre-deployment training materials. (Coord.) DAMMEN, Colonel Oyvind; NORWAY, Dammen Consultants. Williamsburg, 2014, p.35.

PETERS, Anne. Global constitucionalism revisited. International Legal Theory. Volume 11, 2005.

SACHS, Albie. Vida e Direito: uma estranha alquimia. Trad. Saul Tourinho Leal. São Paulo: Saraiva, 2016.

UNITED NATIONS. General Assembly Security Council. Peacebuilding in the aftermath of conflict. Resolution A/67/499 de 8 October 2012. Disponível em < http://undocs.org/en/A/67/499>. Acesso em : 25 de agosto de 2019.

_____. UN Peacebuilding: na orientation. Disponível em < http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pdf/peacebuilding_orientation.pdf>. Acesso em 25 de agosto de 2019.

_____.The United Nations Peacebuilding architecture. Disponível em < http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pdf/pbso_architecture_flyer.pdf>. Acesso em 13 de agosto de 2019.

_____. UNITED NATIONS. Building just societies: reconciliation in transitional settings. Workshop Report, Accra, Ghana, 5-6 June 2012, p.1.
UNITED NATIONS PEACEBUILDING SUPPORT OFFICE. Peacebuilding. Disponível em http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pbun.shtml. Acesso em: 17 de junho de 2019.

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.