POPULAÇÕES, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS AMAZÔNICOS
pdf

Palavras-chave

Amazônia socioambiental
Populações
Povos

Como Citar

Cañete, T., Cañete, V., & Cardoso, D. (2022). POPULAÇÕES, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS AMAZÔNICOS. Amazon’s Research and Environmental Law, 7(3), 73-103. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2019v73370

Resumo

Este artigo apresenta a construção de uma justificativa que traga sentido e permita uma interpretação socioambiental da Constituição Federal CF, particularmente no que se refere aos direitos de populações, povos e
comunidades tradicionais. Através da reconstituição da história socioambiental amazônica, o texto foca, incialmente, o processo de formação física do ecossistema amazônico, passando para a explicação do processo de ocupação
humana na América e Amazônia, assim como pela colonização europeia da região. Chega-se ao cenário socioambiental contemporâneo. Esta trajetória histórica é empreendida de modo a explicitar a formação socioambiental da
Amazônia, também sendo explicitada a relação diferenciada que as populações, povos e comunidades desta região desenvolvem com o ambiente, visto que na Amazônia, Cultura e Natureza não podem ser integralmente separadas,
procedimento tão comum na sociedade moderna. Com efeito, é essa trajetória histórica que traz sentido e permite a interpretação socioambiental da CF, especificamente de seus artigos 215 e 216, que tratam dos direitos culturais dos
cidadãos brasileiros, assim como o artigo 225, que trata dos direitos relativos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Estes dispositivos dão suporte jurídico constitucional à proteção dos direitos socioambientais diferenciados
das PPCT´s, sendo analisados no último tópico deste trabalho, construindo uma interpretação socioambiental da CF. 

https://doi.org/10.14690/2317-8442.2019v73370
pdf

Referências

HÉBETTE, Jean. Cruzando a Fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2004.
HIRAOKA, Mario. Caboclo or riverain resource management/Amazon: a review. In: REDFORD, R. H.; PADOCH, C. (Org.). Conservation of Neotropical forests. New York: Columbia Univerty, 1992.
LATOUR, Bruno. Para distinguir amigos e inimigos no tempo do Antropoceno. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 57, n. 1, p. 11-31, nov. 2014. ISSN 1678-9857. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.
ra.2014.87702.
LIMA, D.; POZZOBON, J. Amazônia Socioambiental: sustentabilidade ecológica e diversidade social. In: REUNIÃO DA ABA, 22, 2000, Brasília, DF. Anais do Evento. Brasília: ABA, 2000.
LIMA, T. A. O povoamento inicial do continente americano: migrações, contextos, datações. In: Hilton P. Silva; Claudia Rodrigues-Carvalho. (Org.).
Nossa origem. O povoamento das Américas: visões multidisciplinares. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006, v. 3, p. 77-103.
LIMA, Deborah de Magalhães. A construção histórica do termo caboclo. In: Novos Cadernos Naea, vol2, n 2, 1999.
LINS, Cristóvão. A Jari e a Amazônia. Rio de Janeiro: Dataforma/PM de Almeirim, 1997. 156 p.
LOUREIRO, Violeta. Amazônia: Estado, homem e natureza. Belëm: CEJUP, 1992.
MAGALHÃES, Marcos Pereira. Evolução Histórica das antigas sociedades amazônicas. Amazônia: Ci. &Desenv., Belém, v. 1, n. 2, jan./jun. 2006.
MALHEIRO, Perdigão. Escravidão no Brasil: ensaio histórico, jurídico, social. Petrópolis: Vozes, 1976.
MAUES. Raymundo Heraldo. Uma outra invenção da Amazônia: religiões, hiórios, identidades. Belém: CEJUP, 1999.
MEGGERS, Betty J. Amazônia: A ilusão de um paraíso.São Paulo: Editora Italiana Limitada; Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
MEIRELLES FILHO, João Carlos. O livro de ouro da Amazônia: mitos e verdades sobre a região mais cobiçada do planeta. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
MONTEIRO, Maurílio de Abreu. Meio século de mineração industrial na Amazônia e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estud. av.,
São Paulo, v. 19, n. 53, p. 187-207, Apr. 2005. Disponível em . Acessado em 03 mar. 2019.
MORAN, Emilio Frederico. O desenvolvimento da Ecologia Humana como área de estudo. In: Ecologia humana das populações da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1990. p. 21-119.
NEVES, E. G. Arqueologia da Amazônia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
O’ DWYER, Eliane Cantarino. A construção da várzea como problema social na região do baixo Amazonas. In Diversidades socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões. Perspectivas para o desenvolvimento da
sustentabilidade. Manaus: MMA/Ibama/pro – várzea, 2005, p. 207 – 264.O’DWYER, Eliane Cantarino. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A expropriação dos recursos minerais e a meta do grande capital. In: ______. Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos. Campinas/SP: Papirus, 1990.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. Uma etnologia dos ‘índios misturados’? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana. Estudos de AntropologIa Social, 4(1):47-77, 1998.

Entre outras.

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.