A INTERPRETAÇÃO À LUZ DA SUA FUNÇÃO SOCIAL VISANDO CONSTRUIR UM CONCEITO JURÍDICO DE EMPRESA
PDF

Palavras-chave

Conceito de empresa
Teoria da firma
Função social da empresa

Como Citar

Nunes, C., & Gatto, M. (2016). A INTERPRETAÇÃO À LUZ DA SUA FUNÇÃO SOCIAL VISANDO CONSTRUIR UM CONCEITO JURÍDICO DE EMPRESA. Amazon’s Research and Environmental Law, 3(3). https://doi.org/10.14690/2317-8442.2015v33165

Resumo

O trabalho de pesquisa trata acerca da influência da função social da empresa sobre o conceito de empresa. Primeiramente, busca-se o entendimento sobre a função social da empresa que não é pacífico. Depois, estuda-se a constitucionalização do direito privado é determinante para os efeitos do princípio da função social da empresa. A problemática da pesquisa é a de verificar se existe realmente um conceito de empresa que se adeque ao princípio da função social da empresa como estabelecido pela Constituição brasileira, dentre as teorias dos atos de comércio, da empresa e da firma. O resultado esperado é que com esta última corrente se explique o fenômeno da empresa de modo mais congruente com a função social da empresa nos moldes estabelecidos na CRFB/88.
https://doi.org/10.14690/2317-8442.2015v33165
PDF

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.