AS OPERAÇÕES DE PEACEBUILDING REALIZADAS PELA ONU E A CONEXO COM OS IDEAIS DO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL
pdf

Palavras-chave

Constitucionalismo global
Peacebuilding
Mecanismos de reconciliação pela ONU

Como Citar

AS OPERAÇÕES DE PEACEBUILDING REALIZADAS PELA ONU E A CONEXO COM OS IDEAIS DO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL. (2022). Amazon’s Research and Environmental Law, 8(01), 64-81. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2020v801379

Resumo

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA CIENTÍFICA AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law

A Revista é de titularidade do Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes - IESUR/FAAr. Sua missão é publicar estudos e pesquisas inéditas realizadas na área do Direito, preferencialmente no escopo das linhas editoriais, visando disseminar conhecimento científico jurídico, estabelecida em dezembro do ano de 2012, após aprovação no Conselho Superior do IESUR/FAAr (CONSUP).

O objetivo da Revista AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law é a a interrelação entre a ciência e a prática jurídica, em face da formação integral dos profissionais da área. Para efetivar o seu objetivo, buscam-se articulistas e/ou pesquisadores que investiguem as possíveis formas em que o Direito possa contribuir para a edificação da consciência social e a formação de valores em face das novas relações estabelecidas entre a Sociedade e o Estado.

pdf

Referências

BACKER, Larry Catá. From constitution to constitutionalism: a global framework for legitimate public power systems. Penn State Law Review, Vol.113, No.3, 2009, p.101-177. Disponível em: <http://ssrn.com /abstract=1272264>. Acesso em: 12 ago. de 2019.

BOUTROS-GHALI, Boutros. A plan for democratization. United Nations: New York, 1996.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Relatório Anual 2012. p.3. Disponível em < http://www.corteidh.or.cr/sitios/informes/docs/POR/por_2012.pdf>. Acesso em 15 de jun. de 2019.

GOUVÊA, Carina Barbosa. As intervenções da ONU no processo de constitution-making nos Estados em transição política: o papel das Nações Unidas no resgate da ordem democrática. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

KUO-SUNG, Ming. The uneasy relationship between global administrative law and global constitutionalism is between fragmentation and unity. San Diego International Law Journal, Vol.10, p.439-467, 2009, p.449. Disponível em < https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1419631>. Acesso em 15 de junho de 2019.

PEACE OPERATIONS TRAINING INSTITUTE. Core pre-deployment training materials. (Coord.) DAMMEN, Colonel Oyvind; NORWAY, Dammen Consultants. Williamsburg, 2014, p.35.

PETERS, Anne. Global constitucionalism revisited. International Legal Theory. Volume 11, 2005.

SACHS, Albie. Vida e Direito: uma estranha alquimia. Trad. Saul Tourinho Leal. São Paulo: Saraiva, 2016.

UNITED NATIONS. General Assembly Security Council. Peacebuilding in the aftermath of conflict. Resolution A/67/499 de 8 October 2012. Disponível em < http://undocs.org/en/A/67/499>. Acesso em : 25 de agosto de 2019.

_____. UN Peacebuilding: na orientation. Disponível em < http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pdf/peacebuilding_orientation.pdf>. Acesso em 25 de agosto de 2019.

_____.The United Nations Peacebuilding architecture. Disponível em < http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pdf/pbso_architecture_flyer.pdf>. Acesso em 13 de agosto de 2019.

_____. UNITED NATIONS. Building just societies: reconciliation in transitional settings. Workshop Report, Accra, Ghana, 5-6 June 2012, p.1.
UNITED NATIONS PEACEBUILDING SUPPORT OFFICE. Peacebuilding. Disponível em http://www.un.org/en/peacebuilding/pbso/pbun.shtml. Acesso em: 17 de junho de 2019.

AUTORIZAÇ͍O DE PUBLICAÇ͍O E CESS͍O DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede Í  Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra Í  Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.