O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E A SUA SUPREMACIA DIANTE DOS CONFLITOS DE INTERESSES NO EXERCCIO DO PODER FAMILIAR
pdf

Palavras-chave

Criança e adolescente; Direitos fundamentais; Convivência familiar; Melhor interesse; Poder familiar

Como Citar

O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E A SUA SUPREMACIA DIANTE DOS CONFLITOS DE INTERESSES NO EXERCCIO DO PODER FAMILIAR. (2022). Amazon’s Research and Environmental Law, 8(01), 38-63. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2020v801377

Resumo

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA CIENTÍFICA AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law

A Revista é de titularidade do Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes - IESUR/FAAr. Sua missão é publicar estudos e pesquisas inéditas realizadas na área do Direito, preferencialmente no escopo das linhas editoriais, visando disseminar conhecimento científico jurídico, estabelecida em dezembro do ano de 2012, após aprovação no Conselho Superior do IESUR/FAAr (CONSUP).

O objetivo da Revista AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law é a a interrelação entre a ciência e a prática jurídica, em face da formação integral dos profissionais da área. Para efetivar o seu objetivo, buscam-se articulistas e/ou pesquisadores que investiguem as possíveis formas em que o Direito possa contribuir para a edificação da consciência social e a formação de valores em face das novas relações estabelecidas entre a Sociedade e o Estado.

pdf

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Trad. de Virgílio Afonso da Silva. 2ª. Ed. (5ª. ed. Alemã). São Paulo: Malheiros, 2009.

ALKIMIN, Maria Aparecida. Violência sexual contra a criança e o adolescente: abordagem da violência sexual intrafamiliar de acordo com o sistema de proteção jurídico-legal brasileiro e português. Curitiba: CRV, 2016.

BANDEIRA DE MELLO. Celso Antônio. Elementos de Direito Administrativo, São Paulo: RT, 1980.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Nova Ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Apresentação Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BORGES, Isabel Cristina Neves. Qualidade da parentalidade e o bem-estar da criança. Dissertação de mestrado em Psicologia. Universidade de Coimbra, Portugal, 2010. Disponível em <www.estudogeral.sib.uc.pt> Acesso em 27 nov. 2019.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria a Constituição. 7. ed. Almedina: Portugal, 2010.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, Vol. 5, Direito de Família, 30ª ed., São Paulo: Saraiva, 2015.

ELIAS, Roberto João Elias. Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente. São Paulo: Saraiva, 2015.

FONSECA, Priscila M.P.C. Síndrome de alienação parental. Pediatria, v. 28, n. 3, p. 162-168, São Paulo, 2006. Disponível em <www.egov,ufsc.br> Acesso em 27 nov. 2019.

GEARA, Diana. O genitor detentor da guarde unilateral dos filhos menores tem o direito de alterar o domicilio dos filhos para o exterior sem a anuência do genitor não guardião? Anais. EVINCI - Evento de Iniciação Científica, Unibrasil, v.1. n.3, 2015. Disponível em <www.portaldeperiodico.unibrasil. com.br> Acesso em 28 nov. 2019.

GOMES, Acir de matos. Alienação parental: uma violência complexa com efeitos devastadores. Revista Jurídica da Universidade de Franca, ano 14, n. 22, p. 17-36, 2002. Disponível em <www.publicacoes.unifran.br> Acesso em 27 abr. 2017.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, vol. 6 - Direito de Família, 14ª ed., São Paulo: Saraiva, 2017.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LEANDRO, Armando Gomes. Protecção dos Direitos da Criança em Portugal. In: Direito das Crianças. MONTEIRO, A. Reis; LEANDRO, Armando Gomes; ALBUQUERQUE, Catarina de; ROCHA, Dulce; BARRETO, Ireneu Cabral; BENES, Roberto. Coimbra, Faculdade de Direito: Editora Coimbra, 2004.

MACHADO, Martha de Toledo. A Proteção Constitucional de Crianças e Adolescentes e os Direitos Humanos. Barueri, SP: Manole, 2005.

MACIEL, Kátia R.F.L. Andrade. Poder Familiar. In: Maciel, Kátia R.F.L. Andrade (coord.). Curso de Direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos, 6ª ed., São Paulo: Saraiva, 2013.

MALUF, Carlos Alberto Dabus; MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. Curso de Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 647.

MARTINHO, Edmundo. A família, as respostas sociais e as parcerias. In: Direito Tutelar de menores: um sistema em mudança. (Encontro de Trabalho "“ julho 2000) Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

PEREIRA, Tânia da Silva (Coord.). O melhor interesse da criança: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

RODA y RODA, Dionisio. El interés del menor en el ejercicio de la patria potestade- el derecho del menor a ser oído. 1. ed. Pamplona-Espanha: Thomson Reuters-ARANZADI, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgand. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 3. ed., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

SOUSA, Ana Maria Viola de. Tutela jurídica do idoso - a assistência e a convivência familiar, 2ª ed., Campinas, SP: Alínea, 2011.

TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; PENALVA, Luciana Dadalto. Autoridade parental, incapacidade e melhor interesse da criança - uma reflexão sobre o caso Ashely. Revista de Informação Legislativa, ano 45, n. 180, p. 293-304, Brasília, out-dez/2008.
TELLES JUNIOR, Goffredo. Iniciação Í  Ciência do Direito. 4.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

AUTORIZAÇ͍O DE PUBLICAÇ͍O E CESS͍O DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede Í  Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra Í  Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.