A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NO DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO DIMENSO DA SOLIDARIEDADE: INTERSECÇÍO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO
pdf

Palavras-chave

Direito da Criança
Solidariedade
Relação público e privado

Como Citar

A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NO DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO DIMENSO DA SOLIDARIEDADE: INTERSECÇ͍O ENTRE PÚBLICO E PRIVADO. (2022). Amazon’s Research and Environmental Law, 7(3), 50-72. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2019v73369

Resumo

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA CIENTÍFICA AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law

A Revista é de titularidade do Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes - IESUR/FAAr. Sua missão é publicar estudos e pesquisas inéditas realizadas na área do Direito, preferencialmente no escopo das linhas editoriais, visando disseminar conhecimento científico jurídico, estabelecida em dezembro do ano de 2012, após aprovação no Conselho Superior do IESUR/FAAr (CONSUP).

O objetivo da Revista AREL FAAr - Amazon's Research and Environmental Law é a a interrelação entre a ciência e a prática jurídica, em face da formação integral dos profissionais da área. Para efetivar o seu objetivo, buscam-se articulistas e/ou pesquisadores que investiguem as possíveis formas em que o Direito possa contribuir para a edificação da consciência social e a formação de valores em face das novas relações estabelecidas entre a Sociedade e o Estado.

pdf

Referências

CARVALHO. Osvaldo Ferreira de. A Constitucionalização e a Internacionalização dos Direitos Fundamentais. Revista da Defensoria Pública da União. n. 43 Jan/fev.2012.
CONRADO, M.; PINHEIRO, R. F. (Coords.). Direito Privado e Constituição: ensaios para uma recomposição valorativa da pessoa e do patrimônio. Juruá: Curitiba, 2009.
CUSTÍ“DIO, André Viana. Os novos direitos da criança e do adolescente. Revista Espaço Jurídico, v. 7, jan/jun, Joaçaba: Unoesc, 2006.
CUSTÍ“DIO, André Viana. Teoria da proteção integral: pressuposto para compreensão do Direito da Criança e do Adolescente. Revista do Direito UNISC v.29, 2008.
DOMINGUES, José Maurício. Interpretando a modernidade: imaginário e instituições. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
DUGUIT, Léon. Fundamentos do direito. São Paulo: Martin Claret, 2009.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
ETZIONI, Amitai. La tercera vía hacia uma buena sociedad: propuestas desde el comunitarismo. Madrid: Minima Trotta, 2001.
FACHIN, Luiz Edson. O Direito Civil contemporâneo, a norma constitucional e a defesa do pacto emancipador. In: CONRADO, M.; PINHEIRO, R. F. (Coords.). Direito Privado e Constituição: ensaios para uma recomposição valorativa da pessoa e do patrimônio. Juruá: Curitiba, 2009.
FACCHINI NETO, Eugênio. Reflexões histórico-evolutivas sobre a constitucionalização do direito privado. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (Org.). Constituição, direitos fundamentais e direito privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
FARIAS, José Fernando de Castro. A origem do direito de solidariedade. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2004.
LEAL, Mônia Clarissa Hennig. Jurisdição Constitucional aberta: reflexões sobre a legitimidade e os limites da jurisdição constitucional na ordem democrática. Uma abordagem a partir das teorias constitucionais alemã e norte-americana. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
LEAL, Rogério Leal (Org.). Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.
MORIN, Edgar. A ética do sujeito responsável. In: CARVALHO, Edgard de Assis Et Tal (Org.). Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 2000.
OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Direito constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em: <http://www.onu-brasil.org.br/>. Acesso em 15 jun. 2019.
PEREIRA, Tânia da Silva Pereira. Estatuto da Criança e do Adolescente: Estudos sociojuridicos. Rio de Janeiro. Renovar, 1996.
PERLINGIERI, Pietro. O direito civil na legalidade constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
PIOVESAN, Flávia. A Constituição Brasileira de 1988 e os Tratados Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Disponível em:
<http://200.195.147.74/faculdade/revista_direito/3edicao/Artigo%203.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2019.
PIOVESAN, Flávia; IKAWA, Daniela (coords.). Direitos Humanos: fundamentos, proteção e implementação. Vol. 2. Curitiba: Juruá, 2007.
RAMIRES, Rosana Laura de Castro Farias. Reflexões sobre a proteção dos direitos humanos das crianças. In: PIOVESAN, Flávia; IKAWA, Daniela (coords.).
Direitos Humanos: fundamentos, proteção e implementação. Vol. 2. Curitiba: Juruá, 2007.
RAPOSO, Clarissa Tenório Maranhão. Infância e violência doméstica: tendências e perspectivas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no município de Maceió. Disponível em: <http://www.bdtd.ufpe.br/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=412>. Acesso em: 15 mai. 2019.
REIS, Jorge Renato dos. A construção do direito privado e o novo código civil. In: LEAL, Rogério Leal (Org.). Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.
SANTOS, Murilo Rezende dos. As funções da boa-fé objetiva na relação obrigacional. Revista de Direito Privado, São Paulo, n. 38, p. 205-260, abr. 2009.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

Entre outras

AUTORIZAÇ͍O DE PUBLICAÇ͍O E CESS͍O DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede Í  Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra Í  Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.