A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO DIMENSÃO DE REALIZAÇÃO DA NOÇÃO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
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Palavras-chave

Educação ambiental
Universidade
Participação popular

Como Citar

Martins, M., & Silva, C. (2017). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO DIMENSÃO DE REALIZAÇÃO DA NOÇÃO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. Amazon’s Research and Environmental Law, 5(1). https://doi.org/10.14690/2317-8442.2017v51238

Resumo

Os problemas ambientais causados pela ação direta do homem têm produzido efeitos cada vez mais devastadores ao ecossistema. Nesse contexto, ganha destaque a reflexão acerca da educação ambiental promovida pela universidade de forma interdisciplinar, a partir de seu papel fundamental na formação e informação dos riscos ambientais. O objetivo deste artigo foi revisitar o arcabouço jurídico normativo e a Educação Ambiental, relacionando-os com a noção de interpretação constitucional proposta por Peter Härbele, a fim de fomentar a participação ativa da sociedade no que tangem as questões relacionadas ao meio ambiente, tendo a educação ambiental como ponto de partida. A presente investigação se deu a partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como visitas às escolas, diálogos abertos e seminários junto aos alunos e professores da rede pública de ensino. Foi demonstrado, com este trabalho, a importância da educação ambiental promovida pela universidade através da tríade ensino, pesquisa
e extensão. O papel da educação foi reiterado como instrumento capaz de fomentar o envolvimento e a participação daqueles para os quais o Estado fora criado, o povo.
https://doi.org/10.14690/2317-8442.2017v51238
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