UMA ABORDAGEM SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAL E ESTADUAIS DE RESÍDUOS NO BRASIL: A RASTREABILIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS
PDF

Palavras-chave

logística reversa
gerenciamento de resíduos perigosos
rastreabilidade de resíduos.

Como Citar

Brasil, F., & De Matos, E. T. (2017). UMA ABORDAGEM SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAL E ESTADUAIS DE RESÍDUOS NO BRASIL: A RASTREABILIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS. Amazon’s Research and Environmental Law, 4(3), 100-121. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2016v43201

Resumo

A questão da quantidade e da periculosidade dos resíduos gerados pelasociedade moderna, bem como sua destinação e disposição final ambientalmente adequadas são um tema de grande relevância. O objetivo geral é analisar o atual modelo de Rastreabilidade de Resíduos Sólidos Perigosos no Brasil em nos Estados. A metodologia utilizada foi arevisão bibliográfica e da legislação Federal e das 27 Unidades da Federação vigentes. Bem como foram analisados os dados obtidos nos sites das 18 Unidades da Federação que possuem legislação específica sobre resíduos. Dentre os 18 Estados estudados, apenas 6 apresentam mecanismos efetivos de rastreabilidade de resíduos perigosos. O Estado de São Paulo destaca-se e se encontra mais adiantado em relação aos demais. Dentre os 6 Estados que possuem algum mecanismo de rastreabilidade de resíduos perigosos 5 possuem Sistemas semelhantes, baseados em documentos impressos. A questão da rastreabilidade de resíduos sólidos perigosos no Brasil está apenas em uma fase inicial. Não tendo a maior parte dos Estados brasileiros um mecanismo efetivo para controle da destinação ou disposição final ambientalmente adequada conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
https://doi.org/10.14690/2317-8442.2016v43201
PDF

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.