Terça-feira, 19 de Março de 2024
Instituição » Conheça
Relatórios Institucionais - Exercícios Sociais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2007

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO:

 

FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES, CNPJ nº 84.580.943/0001-20, situada a Rua Rio Negro, s/n, Bairro Jorge Teixeira na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia.

 

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA ENTIDADE:

 

A Fundação Assistencial e Educativa Cristã de Ariquemes - FAECA, com sede e foro na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia, se constitui em uma entidade de fins filantrópico, social e assistencial. Seu Estatuto está registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Ariquemes - RO, com o nº de ordem 0186, na fl. 143 v do livro nº A-3, datado de 24 de junho de 1993 e teve por objetivo inicial o ensino fundamental. A FAECA, a partir de 2000, vem disponibilizando recursos humanos e financeiros para dar oportunidade aos jovens rondonienses de seguir seus estudos também no terceiro grau, com a qualidade necessária, prevista pelo Ministério da Educação. Desta forma, contribuirá certamente para a melhoria de vida, não só dos jovens de Ariquemes, mas também dos municípios próximos e do Estado de Rondônia. Mais do que a real motivação e apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e região é o de propiciar o desenvolvimento do progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas de produção diversificada. Neste processo de desenvolvimento, o objetivo é fixar o homem rondoniense e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural.

 

FINALIDADES ESTATUTÁRIAS

 

O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR, criado em 2000 com a finalidade, a oferta de cursos de graduação, visando a qualificação dos jovens de outros estados do Brasil, expandindo a oferta de cursos cumprindo, dessa forma sua missão principal que é de oferecer oportunidades aos jovens rondonienses. O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR está instituído com o objetivo de ministrar o ensino superior, estimular a pesquisa em todos os campos da ciência e, através da extensão cultural, prestar serviços à comunidade. De acordo com seu Regimento, são estes os seus objetivos:

I - A formação de profissionais e especialistas nas diferentes áreas de conhecimento, habilitando-os para inserção nos setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;

II - Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento/reflexivo;

III - Proporcionar ao estudante condições e meios para uma educação integral, o que inclui os valores humanos, cristãos, científicos e tecnológicos, conquistas da tradição e da modernidade, pelos quais devem se pautar os atos de seus dirigentes e professores, sobretudo na aplicação correta e rigorosa dos preceitos legais e regimentais;

IV - Incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio;

V - Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, que constituem patrimônio da humanidade, e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

VI - Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade;

VII - Estabelecer com ela uma relação de reciprocidade;

VIII - Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

IX - Manter relações com estabelecimentos congêneres e instituições de pesquisa, tanto públicas como particulares, nacionais e internacionais, para intercâmbio de idéias;

X - Desenvolver, estimular e difundir as ciências, as artes e a tecnologia través da educação à distância e continuada.

 

Objetivos Específicos

 

O Instituto de Ensino Superior de Rondônia alicerça o seu desenvolvimento e crescimento priorizando a qualidade do ensino, calcado nos quatro princípios básicos da política estabelecida para o ensino superior: a expansão, a diversificação de áreas de atuação, a avaliação e a qualificação /modernização. Diante destes 04 (quatro) pilares, são seus objetivos:

1. Expandir a oferta de cursos de graduação, educação continuada e de pós-graduação, e implantar e/ou implementar programas de extensão e projetos de pesquisa, com consciência de sua responsabilidade nesse processo, e mais consciente ainda de que deverá crescer com extrema competência e qualidade;

2. Diversificar suas atuais áreas de atuação, além de ampliar a oferta dos cursos da área da Saúde e da área das Ciências Sociais e Humanas;

3. Manter-se sob constante avaliação, implementando seu Programa de Avaliação Institucional – PAI que, com a posse de dados avaliativos, suscitará da comunidade acadêmica respostas críticas e exeqüíveis. O espírito científico necessita da capacidade de aprender a aprender, em um processo contínuo de educação.

4. Pautar sua oferta educacional com um bom padrão de qualidade, prestando conta à sociedade de suas ações, para corresponder aos seus anseios de conhecimento.

5. Manter programas de capacitação docente e técnico-administrativo, bem como oferecer incentivos para capacitação continuada em outras instituições congêneres, nacionais e estrangeiras.

6. Dedicar especial atenção ao seu parque tecnológico, para mantê-lo atualizado e adequado às necessidades da comunidade acadêmica.

Ao estabelecer critérios e padrões de qualidade para o ensino superior e dar ampla publicidade a eles, o Ministério da Educação reafirmou a convicção de que a educação é o alicerce de uma sociedade organizada e progressista, cujos benefícios são coletivos.

A flexibilidade curricular, resultado de ampla discussão acadêmica, a interdisciplinaridade, que torna o egresso apto a enfrentar situações de forma mais criativa, assim como as propostas dos cursos e demais atividades acadêmicas, constatarão que o IESUR terá compromisso com a modernização, com o futuro, com a educação continuada, como proposta de formar o cidadão inserido no contexto da modernidade.

 

AÇÕES DESENVOLVIDAS

 

Seminário de Administração – SEMAD ( Palestras )

Seminário Jurídico – SEJUR ( Palestras )

Seminário de informática e Tecnologia – SEMIT ( Palestras )

Seminário de Psicologia – SEMPSI ( Palestras )

PÁSCOA SOLIDARIA (Atendimento as entidades carentes).

Conferência Multidisciplinar – COMFAAR (Palestras direcionadas a todos os cursos e comunidade).

Salão de Iniciação Científica – SIC ( Apresentação de projetos de pesquisa)

NPJ – NÚCLEO DE PRÁTICA JURIDICA (Atendimento a clientela carente).

PROJETOS DE AÇÕES SOCIAIS (Atendimentos a clientela carente).

PROJETOS DE AÇÕES SOCIAIS (Atendimentos a clientela carente).

Entrega de leite a comunidades carentes: Jorge Teixeira e Rota do Sol.

Apoio Infantil (Atendimento a clientela carente): Setor 10, Multirão e Rota do Sol.

Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Atendimento a clientela carente)

 

AÇÕES REALIZADAS POR ÁREA DE ATUAÇÃO

 

CURSO DE PSICOLOGIA

 

O curso de psicologia da Faar funciona como um centro de atendimento para a promoção da saúde psicológica, da cidadania e da qualidade da população de Ariquemes e Região.

O funcionamento se dá de forma gratuita para a comunidade de segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 horas, em sede própria, dentro das dependências da FAAr.

A Coordenação do curso de Psicologia da FAAr organiza o atendimento ao publico através de seus estagiários, com a Supervisão da Psicólogos Professores da FAAr e desenvolverá pesquisas, organizando-se em núcleos de atendimento, articulados com diversos contextos de atuação das práticas psicológicas.

São eles:

Núcleo de Desenvolvimento e Aprendizagem Humana - inclui atividades tais como: avaliação psicológica de estudantes, de pessoas com necessidades especiais entre outros, orientação e capacitação de educadores para a prática de ensino.

Núcleo de Psicologia Organizacional e Desenvolvimento Profissional - as ações promovidas por este núcleo incluem a intervenção em organizações, instituições e contextos comunitários, atendimento a grupos de indivíduos por programas desenvolvidos pelo núcleo.

Núcleo de Psicologia e Saúde Pública - serão desenvolvidos programas multidisciplinares de apoio à saúde coletiva em diferentes contextos junto às equipes multiprofissionais, bem como programas educativos.

 

CURSO DE DIREITO

 

Núcleo de Pratica Jurídico - órgão da coordenação do curso de Direto do Instituto de Ensino Superior de Rondônia encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estagio desenvolvidas pelos alunos de acordo com as determinações da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério da Educação. O Instituto de Ensino Superior de Rondônia – IESUR, mantém o Núcleo de Pratica Jurídico – NPJ, com objetivo de completar a formação profissional dos estudantes do Curso de Direito e a finalidade de prestar assistência jurídica a comunidade considerada carente, na forma da lei e interpretação dos tribunais.

 

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

BIOPONTO

 

PROJETO DIGITAL

 

Utilizar a tecnologia de biometria para gerenciar a entrada e saída dos professores e funcionários da FAAr contribuindo para um controle mais simples e eficiênte da folha de ponto da Instituição.

 

PROJETO DIGITAL

 

Objetivo

Capacitar jovens e adultos de baixa renda que pretendem ingressar no mercado de trabalho através de cursos de computação básica como complemento curricular, sem fins lucrativos.

 

MÃO NA MASSA

 

Objetivo

 

Formar profissionais capacitados em nível de certificação em cursos de programação de redes, hardware e engenharia de softwares, tornando-os após sua formação, verdadeiros gerentes de Tecnologia de Informação. Atender assim as necessidades de nossos alunos e complementar em seu currículo os cursos extras curriculares reconhecidos nacionalmente.

 

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

 

CASA DO CAMINHO - PARCERIA

 

Objetivo

 

Oferecer as pessoas que estão em busca de tratamento no município de Ariquemes que realmente necessitem e não tem onde ficar, um ponto de apoio onde possam ser acolhidas, recebendo uma alimentação e um local adequado para repouso até que possam seguir seus caminhos.

 

SEMENTES DO AMANHÃ – PARCERIA ESCOLA ESTADUAL

 

Objetivo

 

Diante da crescente onda de violência que ora assola o país buscamos levantar dados sobre o nível de conhecimento da comunidade escolar, especificamente aos educandos que se encontram na faixa etária onde maior incidência de violência envolvendo a família como um todo. Formar multiplicadores na área de Educação para a Paz.

 

MAIS QUE SOBREVIVER - PARCERIA

 

Objetivo

 

Apresentar a sociedade uma realidade imaginada por todos, mas conhecida por poucos e conscientizar as classes mais privilegiadas de que existem crianças em situações críticas, necessitadas de apoio a uma boa educação, afeto e atenção.

 

LEITURA VIVA – PARCERIA

 

Objetivo

 

O projeto buscará incentivar a leitura arrecadando livros através de doações da comunidade acadêmica e comunidade em geral visando atender escolas carentes da região.

 

O INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR, VISANDO PROPORCIONAR AOS DISCENTES CONDIÇÕES E MEIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMPOSTA DE VALORES HUMANOS E CIENTÍFICOS, PROMOVE, EM CONJUNTO COM O CORPO DOCENTE, DISCENTE E AO PÚBLICO EXTERNO, EM CADA PERÍODO, ATIVIDADES DE CONFERÊNCIAS (COMFAAR), SEMINÁRIOS ESPECIFICOS POR CURSO ( DE ADMINISTRAÇÃO GERAL – SEMAD, DE INFORMÁTICA E TECNOLOGIA – SEMIT, JURÍDICO - SEJUR, DE PSICOLOGIA – SEMPSI. O SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA TEM POR FINALIDADE ESTIMULAR E VALORIZAR A PRODUÇÃO DE PROJETOS INOVADORES QUE PERMITEM O INCREMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOB AS VERTENTES DA EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, COM O INTUITO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA COMUNIDADE ACADÈMICA COM BASE NO ESPÍRITO INOVADOR E EMPREENDEDOR.

Diretor

Ivanilde Jose Rosique

Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia