Terça-feira, 19 de Março de 2024

Graduação » Psicologia
Sobre o curso

O Curso de Psicologia da FAAr é uma formação de psicólogo com ênfases em psicologia organizacional e/ou psicologia da saúde. E teve seu funcionamento autorizado pela portaria MEC nº. 416/2006. É um curso com 4.220 horas de carga horária total, com Integralização em 05 anos e funcionamento noturno.

Perfil do Egresso

O curso de Psicologia da FAAr está adequado ao parecer CNE/CES/62 de 19 de fevereiro de 2004 que Institui as diretrizes curriculares nacionais para os curso de graduação em Psicologia. Ao adequar-se a estas diretrizes, o curso de Psicologia da FAAr está organizado em competências e habilidades básicas e competências e habilidades complementares.

E justamente na formação de competências e habilidades básicas, que podemos perceber a formação do psicólogo quanto a aspectos da formação histórica da Psicologia no Brasil, contemplando experiências na clínica psicológica. Vejamos algumas delas.

 

Identificar e analisar o fenômeno psicológico elaborando diagnósticos e projetos, implementando ações preventivas e remediativas, de acordo com o referencial teórico escolhido e as características do contexto.

Selecionar e utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas), considerando aspectos relacionados à sua aplicação, construção e validação. Avaliar problemas psicológicos desencadeados por aspectos cognitivos, comportamentais e afetivos em situações diversas.

 

Orientar pessoas e mediar processos grupais valorizando as diferenças individuais. Atuar em diferentes contextos, individualmente ou em equipes multiprofissionais, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia. Favorecer a emergência de vínculos interpessoais relevantes na sua atuação profissional.

 

Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, relacionando-os ao exercício da cidadania e da profissão. Em consonância com as Diretrizes Curriculares, temos a seguinte formação de competências e habilidades complementares.

 

Compreender a dinâmica do campo de atuação do profissional da psicologia e suas inovações. Realizar a avaliação do contexto profissional em suas dimensões institucional e organizacional. Atuar na promoção da cidadania, da saúde, do desenvolvimento e da qualidade de vida de pessoas e grupos sociais.

Intervir em contextos diversos no nível preventivo e remediativo dos problemas psicológicos com atenção às suas especificidades. Realizar avaliação diagnóstica de indivíduos, grupos e organizações. Atuar na orientação e aconselhamento psicológicos.

Mediar processos grupais em situações sociais diversas. Produzir relatórios, laudos técnicos e outras comunicações profissionais. Participar de contextos de comunicação científicos e fóruns diversos.

Para tanto, o Curso de Psicologia da FAAR está organizado por eixos estruturantes, que são:

 

Fundamentos Epistemológicos e Históricos

Fenômenos e processos psicológicos básicos: onde estão disciplinas como

Desenvolvimento Humano, Personalidade, Psicoterapia I e II, Técnicas

Psicoterápicas e Disfunções do Psiquismo.

Fundamentos Metodológicos e Procedimentos para a Investigação Científica

Instrumentos básicos para a prática psicológica: onde estão disciplinas como psicodiagnóstico e técnicas de avaliação psicológica

Bases Biológicas da Psicologia

Psicologia e Processos Sócios Culturais

Áreas de aplicação da psicologia: ecopsicologia, psicologia escolar, da família, comunitária, entre outras.

Psicologia, Ciência e Prática Profissional

 

E o Eixo Estruturante das ênfases em psicologia organizacional e psicologia da saúde.

Estas ênfases foram definidas após cuidadoso estudo através das pesquisas do Conselho Federal e Regional de Psicologia e informações sócias econômicas regionais. E apesar de muitas áreas serem carentes de profissionais em Psicologia, optamos por estas duas, por compreender que elas complementam a formação de Psicólogo para Rondônia, tendo em vista a formação de ênfases em outros cursos particulares do estado. O (A) Acadêmico (a) do Curso de Psicologia da FAAr poderá cursar as duas ênfases concomitantemente, a partir do 8º Semestre. Na FAAr acreditamos em formar profissionais não apenas para o mercado de trabalho, mas para uma convivência mais humanizada e ética em nossa sociedade.

Coordenador

Profª. Ms.: Maria Jarina Manoel

Informações

Duração: 10 períodos

Grau Concedido: Bacharel

Turnos: Noturno

Secretária do curso: Araiude

E-mail: psicologia@faar.edu.br

Telefone: 69 3535-5005 | 69 3535-5008

Endereço: ver mapa

Links do Curso

» Cronogramas

» Horário

» Matriz Curricular

Períódicos on line

» Revista Psicologia: Organização e Trabalho

» Psicologia, Saúde & Doenças

» Psicologia: Teoria e Pesquisa

» Psicologia Clínica - PUCRJ

» Cadernos de Psicologia Social do trabalho

» Psicologia Teoria e Prática

» Periódicos Eletrônicos de Psicologia

» Revista da Faculdade Ciências Humanas

» Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia

» Fractal Revista de Psicologia - SCIELO

» Comportamental

» Cognitivo Comportamental

» Psicologia – Teoria e Pesquisa

» Psicologia Hopsitalar

» Jornal da Psicanálise

» Comportamental

» Estudos em Psicanálise

» Analítica – Revista Psicanalise

» Contextos Clínicos

» Psicologia em Revista

» Organizacional e do trabalho

Períódicos Impresso

Psicologia: teoria e pesquisa

Downloads do Curso
Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia