A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NO DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO DIMENSÃO DA SOLIDARIEDADE
pdf

Palavras-chave

Direito da Criança
Solidariedade
Relação público e privado

Como Citar

de Souza, I. (2022). A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NO DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO DIMENSÃO DA SOLIDARIEDADE. Amazon’s Research and Environmental Law, 7(3), 50-72. https://doi.org/10.14690/2317-8442.2019v73369

Resumo

O artigo analisará a responsabilização estendida aos particulares por meio da solidariedade, caracterizadora da vinculação dos mesmos aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e que se reveste de verdadeiro dever de agir e de não omissão nos casos de violação. Assim, inicialmente abordar-se-á a constitucionalização do direito privado no paradigma do Estado Democrático de Direito contemporâneo; a solidariedade em seus aspectos conceituais e como princípio basilar do ordenamento constitucional brasileiro para, finalizar com a caracterização da responsabilidade compartilhada com a família e sociedade em geral, instâncias de excelência das relações privadas, pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes como uma das dimensões da solidariedade. Por fim, entende-se que a sociedade se torna lócus ideal de liberdade do indivíduo, de colaboração mútua e, ainda, espaço harmonioso por meio do qual dialogicamente serão efetivados direitos e deveres numa lógica de solidariedade. O método adotado foi o dedutivo com pesquisa bibliográfica.

https://doi.org/10.14690/2317-8442.2019v73369
pdf

Referências

CARVALHO. Osvaldo Ferreira de. A Constitucionalização e a Internacionalização dos Direitos Fundamentais. Revista da Defensoria Pública da União. n. 43 Jan/fev.2012.
CONRADO, M.; PINHEIRO, R. F. (Coords.). Direito Privado e Constituição: ensaios para uma recomposição valorativa da pessoa e do patrimônio. Juruá: Curitiba, 2009.
CUSTÓDIO, André Viana. Os novos direitos da criança e do adolescente. Revista Espaço Jurídico, v. 7, jan/jun, Joaçaba: Unoesc, 2006.
CUSTÓDIO, André Viana. Teoria da proteção integral: pressuposto para compreensão do Direito da Criança e do Adolescente. Revista do Direito UNISC v.29, 2008.
DOMINGUES, José Maurício. Interpretando a modernidade: imaginário e instituições. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
DUGUIT, Léon. Fundamentos do direito. São Paulo: Martin Claret, 2009.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
ETZIONI, Amitai. La tercera vía hacia uma buena sociedad: propuestas desde el comunitarismo. Madrid: Minima Trotta, 2001.
FACHIN, Luiz Edson. O Direito Civil contemporâneo, a norma constitucional e a defesa do pacto emancipador. In: CONRADO, M.; PINHEIRO, R. F. (Coords.). Direito Privado e Constituição: ensaios para uma recomposição valorativa da pessoa e do patrimônio. Juruá: Curitiba, 2009.
FACCHINI NETO, Eugênio. Reflexões histórico-evolutivas sobre a constitucionalização do direito privado. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (Org.). Constituição, direitos fundamentais e direito privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
FARIAS, José Fernando de Castro. A origem do direito de solidariedade. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2004.
LEAL, Mônia Clarissa Hennig. Jurisdição Constitucional aberta: reflexões sobre a legitimidade e os limites da jurisdição constitucional na ordem democrática. Uma abordagem a partir das teorias constitucionais alemã e norte-americana. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
LEAL, Rogério Leal (Org.). Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.
MORIN, Edgar. A ética do sujeito responsável. In: CARVALHO, Edgard de Assis Et Tal (Org.). Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 2000.
OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Direito constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em: . Acesso em 15 jun. 2019.
PEREIRA, Tânia da Silva Pereira. Estatuto da Criança e do Adolescente: Estudos sociojuridicos. Rio de Janeiro. Renovar, 1996.
PERLINGIERI, Pietro. O direito civil na legalidade constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
PIOVESAN, Flávia. A Constituição Brasileira de 1988 e os Tratados Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Disponível em:
. Acesso em: 15 mai. 2019.
PIOVESAN, Flávia; IKAWA, Daniela (coords.). Direitos Humanos: fundamentos, proteção e implementação. Vol. 2. Curitiba: Juruá, 2007.
RAMIRES, Rosana Laura de Castro Farias. Reflexões sobre a proteção dos direitos humanos das crianças. In: PIOVESAN, Flávia; IKAWA, Daniela (coords.).
Direitos Humanos: fundamentos, proteção e implementação. Vol. 2. Curitiba: Juruá, 2007.
RAPOSO, Clarissa Tenório Maranhão. Infância e violência doméstica: tendências e perspectivas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no município de Maceió. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2019.
REIS, Jorge Renato dos. A construção do direito privado e o novo código civil. In: LEAL, Rogério Leal (Org.). Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.
SANTOS, Murilo Rezende dos. As funções da boa-fé objetiva na relação obrigacional. Revista de Direito Privado, São Paulo, n. 38, p. 205-260, abr. 2009.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

Entre outras

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS - REVISTA DA AREL FAAR

Cada autor, por ser titular da propriedade literária desta obra, concede à Revista Faar permissão para editar e publicar o citado texto, de modo inédito e exclusivo.

O autor declara ser responsável pela originalidade e pelo ineditismo de todo o conteúdo dos artigos, com a citação de todas as fontes consultadas.

O autor declara que o artigo, na íntegra ou em partes:

a) não está sob avaliação por nenhum outro periódico; e

b) não foi publicado em anais de congressos, seminários, colóquios ou similares.

Essa concessão não terá caráter de ônus para o Conselho Editorial da Revista da Faar. Ou seja, não será necessário o pagamento pela utilização do referido material, tendo o trabalho caráter de colaboração.

O autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista da Farr, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer.

O autor tem ciência de que:

a) A publicação desta obra poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista da Faar, responsável pela seleção dos artigos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial; e

b) Os editores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de modificar o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.