Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto Viva Bem Caminhoneiro

Os motoristas de caminhão passam um longo período sem tratamento à saúde, além disso, há poucas campanhas educativas direcionadas a essa classe. Em virtude de sua profissão, tornam-se sedentários, passam a maior parte do tempo fora de casa e normalmente moram no próprio caminhão ou nas estradas e por isso são trabalhadores em situações de vulnerabilidade.


Estes profissionais percorrem longas distâncias pelas estradas do país, alimentam-se de forma inadequada, dormem mal e consomem de forma exagerada, refrigerantes e cafeína. De acordo com Hoffmann (2003), esta temática é relevante na medida em que os motoristas de caminhões são considerados profissionais importantes no desenvolvimento econômico, político e social para o progresso do país. Eles são verdadeiros construtores no sentido de transportar e movimentar elementos essenciais para o abastecimento da sociedade.


A missão institucional do IESUR consiste em servir à comunidade na busca da construção do bem-estar de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida desta classe tão desprestigiada deste país em virtude disto este projeto será realizado bimestralmente.


OBJETIVO GERAL


Orientar e realizar atendimentos de promoção, proteção e prevenção à saúde dos caminhoneiros. Além disso os acadêmicos dos Cursos de Farmácia e Enfermagem vivenciarão a realidade destes profissionais através de Cuidados Farmacêuticos e um atendimento humanizado pela equipe de Enfermagem.

 


OBJETIVOS ESPECIAIS

 

  • Sensibilizar os acadêmicos acerca do trabalho com profissionais itinerantes na humanização da saúde e responsabilidade social;
  • Sensibilizar os gestores da instituição, coordenadores de curso e professores para a importância da formação de um profissional mais comprometido com o social e com o atendimento de profissionais itinerante;
  • Capacitar os acadêmicos que estarão envolvidos no projeto de extensão;
  • Intervir com orientações sobre os agravos mais comuns a saúde desses profissionais que, na maioria das vezes, viajam o dia todo e dificilmente aparecem em consultas preventivas;
  • Fortalecer o vínculo entre os acadêmicos e universidade;
  • Consolidar a atuação do Farmacêutico Cliínico e do Enfermeiro como parte principal e atuante na construção de uma saúde pública mais digna, humanizada e socialmente responsável.

Este projeto contemplará todas as ações voltadas para a saúde do homem durante o período de 2013 a 2018 – PDI.


Este Projeto deseja também apresentar as possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.


Neste processo de desenvolvimento, o objetivo é fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saude.


Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do  IESUR/FAAr  visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.


Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!


DADOS DE CONTATO


Coordenadores: Coordenação de Farmácia e Coordenação de Enfermagem


Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: farmacia@faar.edu.br e enfermagem@faar.edu.br



Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS

Projeto Viva Bem Caminhoneiro (arquivo em pdf).


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia