Sábado, 20 de Abril de 2024
Pesquisa/Extensão » Projetos de Extensão Multidisciplinares
Projeto SEMEAR

O Projeto Semear é vinculado à Igreja de Ariquemes e atende a comunidade carente do Setor 12, na zona sul da cidade. Este bairro como tantos outros apresenta problemas sociais os quais estão relacionados à falta de saneamento básico, de creches e de escolas suficientes para atender àquela comunidade, e ainda, às questões ambientais devido à falta de recolhimento do lixo em virtude disso os igarapés são poluídos pelos próprios moradores, quando não jogam o lixo nas ruas. Além da falta de infraestrutura, verificou-se que esta comunidade precisa de intervenção imediata quanto à higiene pessoal, sensibilização e orientação ambiental, além das que já são descritas neste projeto.


O projeto foi implantado no ano de 2012 e atende a 130 crianças com idade entre 02 a 12 anos as quais frequentam a sede que está localizada na Avenida Rio Branco, aos sábados, no período vespertino, e à família destas crianças, no período noturno, das 19h00 às 21h00, quinzenalmente.




JUSTIFICATIVA


Este projeto é considerado positivo por todos os atores, tanto pelos acadêmicos, porque fortalece o processo ensino-aprendizagem, quanto pela comunidade daquele setor, e promove a melhoria da qualidade nas condições de vida e saúde das crianças e adolescentes, além de fortalecer as famílias envolvidas.


Alimentar a vida interior das crianças, oportunizar um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades lúdicas na infância, valorizar o ato de brincar, incentivar o gosto pela leitura, é a proposta do Projeto SEMEAR e do IESUR/FAAr, juntos estarão cumprindo a missão de servir à comunidade.


OBJETIVO GERAL


Atender a Ação nº 04 - Responsabilidade Social do Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas e articular o ensino, pesquisa e extensão às necessidades da sociedade possibilitando aos acadêmicos uma prática profissional que contribua para a sua formação social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


» Promover a integração entre o IESUR e a comunidade;


» Fortalecer e consolidar na construção de uma profissão de trabalhadores de saúde mais humanos e socialmente responsáveis;


» Propiciar às crianças participantes do projeto, um espaço que permita a garantia do direito de brincar e desenvolver-se integralmente,


» Fomentar o desenvolvimento da pesquisa ampliando a produção de conhecimentos na área da educação da infância;


» Fazer palestras para as crianças, pais e responsáveis sobre saúde da criança: vacinação, prevenção de acidentes, higiene corporal e do ambiente, dermatoses mais comuns na infância;


» Promover atividades de promoção de saúde para as mães das crianças;


» Incentivar o aleitamento materno;


» Fazer o cadastramento das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto;


» Fazer atendimento psicológico e nutricional;


» Fazer acompanhamento periódico das crianças e adolescentes;


» Fazer visitas domiciliares regulares da equipe multidisciplinar para avaliar as famílias;


A partir de 2014, a Coordenação de Pesquisa e Extensão em parceria com as Coordenação de Enfermagem e de Psicologia irão desenvolver ações educativas com as crianças e adolescentes, pais/responsáveis, bem como realizar o acompanhamento nutricional e psicológico destes.


As atividades serão realizadas pelos acadêmicos vinculados ao projeto e abordarão temas relevantes para o cuidado efetivo da criança e do adolescente, de acordo com as necessidades e realidade local. Todas estas ações estão sob a supervisão da Coordenadora e a responsável técnica pelo projeto.


DADOS DE CONTATO


Coordenador: Prof. Gilza Rassen Rosique e Prof. Lorena Brandhuber Moura


Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.


Telefone: (69) 3535-5008


Fax: (69) 3535-5005


E-mail: enfermagem@faar.com.br e psicologia@faar.edu.br


Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS


Projeto SEMEAR (arquivo pdf)


Cronograma de atividades no Projeto Semear 2014 (arquivo pdf)


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia