Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto Saúde do Homem

Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, consomem mais álcool, cigarros e não buscam os serviços de saúde como deveriam. Este cenário preocupante acerca dos hábitos da população masculina, por isso faz-se necessário chamar a atenção para a importância dos cuidados básicos com a saúde, de modo a prevenir doenças silenciosas como a hipertensão, além de permitir o diagnóstico precoce de males como o câncer de próstata.


Percebe-se que esta classe precisa superar as barreiras institucionais e socioculturais que inibem a procura do homem pela atenção primária à saúde, de maneira a evitar o uso de procedimentos de alto custo e diminuindo o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família.


A partir das políticas de comunicação propostas o esperado é que sejam ultrapassados os estereótipos de gênero que fazem com que o homem entenda a doença como um sinal de fragilidade, sem reconhecê-la como inerente à sua própria condição biológica.


Isso é necessário porque as pessoas das comunidades desta região possuem o hábito de procurar assistência médica, apenas quando os sintomas das doenças estão aguçados, tornando assim a recuperação demorada e os tratamentos mais intensivos, elevando as despesas no sistema de saúde.


A prevenção é a saída para melhorar a qualidade de vida. O princípio dessas ações ocorre através de campanhas de orientação, que levam o conhecimento às pessoas, tornando-as mais preparadas e cientes de hábitos benéficos para a manutenção da própria a vida. A falta de informação da população sobre cuidados preventivos em prol de uma saúde adequada, permite que doenças se manifestem porque muitos não sabem como fazer a higienização correta do seu próprio corpo.

            

O IESUR/FAAr dando sua contribuição para amenizar o problema das comunidades aqui na região Amazônica, através de suas Coordenações, realizará a partir deste ano campanhas de orientação sobre diversos temas importantes para a manutenção da vida. As ações deste projeto serão esclarecidas através de palestras e panfletos sobre a diabetes, hipertensão arterial, os dois tipos de câncer mais frequentes em homens desta região, que são o câncer de pênis e câncer de próstata, campanha sobre o alcoolismo, tabagismo, DST, drogas. (Ações contempladas no Projeto de Gestão e Valorização de Pessoas). E ainda, os acadêmicos através das campanhas de comunicação, poderão contribuir para que os estereótipos do gênero masculino e os tabus sejam ultrapassados, além disso o homem poderá entender melhor e encarar a doença como um sinal de fragilidade, sem reconhecê-la como inerente à sua própria condição biológica. 


OBJETIVO GERAL


Participar da Campanha da Saúde do Homem que tem como meta reduzir os altos índices de doenças e mortes que acometem a população masculina na cidade de Ariquemes.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Sensibilização dos público masculino quanto à importância da prevenção;
  • Intervir com orientações sobre os agravos mais comuns a saúde do homem;
  • Aferir pressão arterial;
  • Proferir palestras sobre o câncer de próstata, alcoolismo e tabagismo, DST, drogas;
  • Distribuir panfletos sobre hipertensão, diabetes e câncer de próstata);
  • Distribuir de preservativo masculino;
  • Fazer testes rápidos, testes de glicemia capilar,
  • Fazer orientação sobre os hábitos de vida saudável;
  • Fazer campanhas educativas em períodos festivos em Ariquemes.

Este projeto contemplará todas as ações voltadas para a saúde do homem durante o período de 2013 a 2018 – PDI.

 

Com este Projeto, mais a apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.


Neste processo de desenvolvimento, o objetivo é fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saude.


Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do  IESUR/FAAr  visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.


Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!



DADOS DE CONTATO


Coordenadores: Coordenação de Farmácia e Coordenação de Enfermagem

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.


Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

Telefone: (69) 3535-5008

Fax: (69) 3535-5005

E-mail: farmacia@faar.edu.br e enfermagem@faar.edu.br



Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS

Projeto Saúde do Homem (arquivo em pdf).


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia