Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Pesquisa/Extensão » Projetos de Extensão Multidisciplinares
Projeto Leite é Vida: No combate à desnutrição

A desnutrição infantil tem sido amplamente discutida em diversos eventos nacionais, pois se trata de um problema de saúde pública que apresenta sério comprometimento no crescimento e desenvolvimento da criança associada a maior frequência de internações hospitalares e aumento da mortalidade infantil.

O IESUR propicia à região de Ariquemes, cursos de graduação na área de saúde, e por isso esta Instituição tem como prioridade executar ações que possam amenizar os problemas sociais. Assim, através das Coordenação de Pesquisa e Extensão em parceria com a Coordenação de Enfermagem, resolveu readequar o Projeto Social de Distribuição de Leite, buscando novas ações que atendessemnão só a distribuição de leite mas também a triagem, cadastro e acompanhamento das crianças e idosos das famílias beneficiadas e ainda aAção nª 4 – Responsabilidade Social do Projeto Gestão e Valorização de Pessoas.

Este reflexãopor parte das Coordenações resultou em um Projeto Social voltado para o combate à desnutrição cujo objetivo é analisar o perfil nutricional de crianças menores de 02e de idosos acima de 60 anos residentes na área de abrangência do projeto: Setores 10, Princesa Isabel, Rota do Sol e Jardim Jorge Teixeira e propor estratégias para intervenção.

JUSTIFICATIVA

O IESUR ao longo desses anos tem contribuído de forma significativa para a comunidade ariquemense, sempre procurou oferecer aos seus acadêmicos práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras da cidadania, aalém disso, estará cumprindo sua missão institucional em servir à comunidade na busca da construção do bem-estar. Dentre essas contribuições esta Instituição de Ensino em parceria com a Igreja de Ariquemes tem destinado diariamente 600 litros de leite para atender as famílias das comunidades carentes em situação de insegurança alimentar dos setores Rota do Sol (230 litros), Setor 10 (150 litros), Princesa Isabel (100 litros) e Jardim Jorge Teixeira (120 litros). Esta distribuição faz parte do Programa de Responsabilidade Social do IESUR.

A família que recebe o leite deve estar dentro do limite máximo de renda per capita de até meio salário mínimo e ter, entre seus integrantes, crianças até dois anos e idosos a partir de 60 anos, desde que justificados e autorizados pelos responsáveis pelo projeto. E ainda, atendimento psicológico às crianças e idosos eacompanhamento periódico nutricional.

Por outro lado, os acadêmicos do Curso de Enfermagem e Psicologiapoderão refletir sobresuas ações a fim de compreender a importância da participação deles nestes projetos sociais e o exercício da cidadania.

OBJETIVO GERAL

Atender a Ação nª 4 – Responsabilidade Social do Projeto Gestão e Valorização de Pessoas: analisar o perfil nutricional de crianças menores de 02 anos residentes na área de abrangência do projeto, e a partir dos dados propor estratégias para intervenção.

• Recadastramento das famílias atendidas pelo projeto

• Selecionar as crianças com magreza e magreza acentuada através da pesagem;

• Acompanhamento periódico das crianças e idosos;

• Promoção de reuniões periódicas com familiares e/ou cuidadores das crianças e idosos;

• Informar a respeito da alimentação cotidiana de baixo custo, compatível com a realidade da comunidade;

• Apresentar o Programa de Distribuição de Leite do IESUR;

• Incentivar aleitamento materno;

• Desenvolver grupos com gestantes focando a desnutrição;

• Buscar parcerias com outros projetos sociais, no sentido de construir uma rede de apoio social;

• Realizar palestras com as famílias sobre desnutrição;

• Montar oficinas temáticas, alimentares, de higiene, nutrição e direitos da família;

• Visitas domiciliares regulares da equipe multidisciplinar para avaliar as famílias, crianças e idosos.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenadores: Coordenação de Farmácia e Coordenação de Enfermagem

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Pesquisa e Extensão.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

E-mail: psicologia@faar.edu.br e enfermagem@faar.edu.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Projeto Leite é Vida (arquivo em pdf).