Sábado, 20 de Abril de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto Empreender Aqui e Agora

O Projeto visa atender a atividade curricular da disciplina de Formação Empreendedora, desenvolvida no 1º período de Administração. Trata-se da criação de Planos de Negócios (PNs) simplificados e da criação de produtos e serviços diferenciados que, posteriormente, serão apresentados à sociedade. A iniciativa é uma espécie de imersão sobre o trabalho dos empreendedores desde a concepção da ideia até a venda de seus produtos, particularmente no Polo de Desenvolvimento de Ariquemes.

OBJETIVO GERAL

Levar os acadêmicos a sentirem as responsabilidades e a complexidade do trabalho dos empreendedores, além de experimentar de que forma a energia, a determinação e a criatividade devem estar presentes no processo empreendedor, utilizando como ferramenta didática os Planos de Negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aprendizado sobre a estruturação de um plano de negócio simplificado através do “aprender fazendo”, a saber:

• Aproximar de um mercado real se deparando com a competitividade, oportunismo, exigências dos consumidores, poder de barganha, decisão sobre preços e tipo de promoções etc.;
  • Sentir os desafios enfrentados pelos empreendedores;
  • Exercitar a extroversão através da venda dos produtos ou serviços criados;
  • Compreender a importância e as diversas maneiras de diferenciar um produto;
  • Praticar o trabalho em equipe, lidando com as diferenças e tirando vantagens delas;
  • Envolver os alunos em uma análise crítica e sistêmica de um negócio;
  • Receber horas de atividades complementares pelo projeto de extensão.

RESULTADOS APRESENTADOS:

2013 - Cinquenta e seis alunos do curso de Administração participaram do projeto. Foram comercializados 9 (nove) tipos de produtos: sorvetes artesanais, doce de leite em embalagens e tamanhos diferenciados, cachorro-quente com venda pelo Facebook, doce de abóbora em pedaços, açaí da marca Dallan com venda ambulante, salada de frutas no sistema self service, biscoitos de nata com recheios diferenciados, salada embalada e pronta para o consumo e feijoada embalada com venda pelo Facebook. Destaca-se que a maioria dos produtos mencionados foi inovação para a cidade. A inovação ocorreu também no modelo de vendas e distribuição de alguns produtos. Todos os produtos foram vendidos.

Feedback: Na execução do Projeto, os acadêmicos ficaram satisfeitos com os resultados das vendas e, principalmente, pelo método “aprender fazendo”. Vários alunos contaram como foi “sentir na pele” as responsabilidades e desafios de um empreendedor.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenador: Coordenação de Administração

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação do Curso de Administração.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

E-mail: ronie_silvestre@hotmail.com