Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto Contribuindo e Preservando o Meio Ambiente - Visita Técnica ao Aterro Sanitário

O lixo é um problema que afeta um país como um todo. Tanto o governo federal, quanto os governos estaduais e municipais enfrentam dificuldades no descarte do lixo produzido, principalmente quanto ao destino final apropriado.

Em Rondônia, das 52 cidades que constituem o Estado, somente Ariquemes possui aterro sanitário, conforme prevê Política Nacional de Resíduos Sólidos na lei Federal nº. 12.305/10.

Em 2009, foi construída a primeira etapa do aterro sanitário – o Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos – CTDR, teve como meta a proteção do solo, instalando uma manta de PAD, nas células de disposição do lixo, com a função de isolá-lo, evitando seu contato com o solo e com o lençol freático.

Em 2010, a segunda etapa teve como meta será a infraestrutura do local (administração, refeitório e sanitários e setor de triagem. Para o aterro sanitário atender todas exigências legais, há necessidade de se implantar a coleta seletiva na cidade, que já está sendo planejada através da execução do Plano Regional de Gestão dos Resíduos Sólidos.

A busca de melhoria da qualidade de ensino deve sempre estar pautada na necessidade de se aliar os conteúdos teóricos com as práticas de campo, para que haja melhor assimilação dos conceitos e do contexto da práxis na formação profissional.

Neste sentido, O IESUR/FAAr sempre tem proporcionado esse tipo de interação, que tanto contribui com a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

Neste contexto, os acadêmicos do Curso de Farmácia e Enfermagem do IESUR/FAAr participarão de visita técnica com o objetivo de buscar a compreensão acerca dofuncionamento e a importância do aterro para cidade de Ariquemes, o sistema operacional das atividades, a manutenção, o controle ambiental, lagoa de tratamento do chorume.

Esta visita técnica tem como finalidade aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula nas disciplinas relacionadas ao meio ambiente, e posteriormente eles poderão orientar e sensibilizar a população sobre a importância da separação de materiais sólidos recicláveis e orgânicos para facilitar o trabalho de coleta seletiva e dar o destino correto ao lixo não reciclável, mas também fazendo uma interface desses saberes com as estratégias que norteiam Saúde Ambiental e Saúde Pública.

Neste sentido, o IESUR/FAAr sempre tem proporcionado esse tipo de interação, que tanto contribui com a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

Este projeto é uma atividade complementar de extensão universitária iniciado em 2012 e, agora, prevista no PDI 2013-2018.

OBJETIVO GERAL

Visitar os persos setores do Aterro Sanitário desde a triagem até as células de descarte dos resíduos de acordo com a classificação, os tanque onde é desprezado o chorume para tratamento, barracão de reciclagem e compostagem onde serão produzidos adubos orgânicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do descarte correto dos resíduos;
  • Integrar os conteúdos teóricos com as práticas de campo;
  • Identificar as persas operações envolvidas no processo.
  • Incentivar a pesquisa;
  • Integrar teoria e prática;
  • Elaborar relatórios após os debates.

Com este Projeto, mais a apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.

Auxiliando o processo de desenvolvimento, o objetivo deste Projeto de Extensão é o de fixar o homem rondoniense em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saúde e dignidade.

Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do IESUR/FAAr  visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenadores: Prof. Jorge Fernandes de Azevedo e os professores das disciplinas de Saúde Ambiental e Saúde Pública do Curso de Farmácia e de Microbiologia e Biosegurança do Curso de Enfermagem

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Enfermagem e Coordenação de Farmácia.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

E-mail: jaklinebran@yahoo.com.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Projeto contribuindo e preservando o meio ambiente (arquivo pdf)