Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Instituição » Núcleos
Projeto Censo da População Animais de Ariquemes

Este projeto tem como principal objetivo fazer um levantamento do número de animais domésticos existentes na área rural de Ariquemes.  Este trabalho foi desenvolvido juntamente com o IDARON - Agência de Defesa Sanitária Agrosilvo pastoril do Estado de Rondônia.

O IESUR/FAAr tem procurado oferecer aos acadêmicos de Enfermagem e de Farmácia, práticas pedagógicas contextualizadas, a fim de cumprir com sua missão institucional que consiste em servir à comunidade na busca da construção do bem-estar da sociedade de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais de Ariquemes.

Este Projeto de Extensão e Pesquisa irá proporcionar aos alunos de Farmárcia e de Enfermagem do IESUR/FAAr, através do serviço prestado àquela Instituição, maior êxito nas próximas campanhas de vacinação antirrábica do município, e ainda orientar a população da área rural sobre as principais doenças provocadas principalmente pelos animais domésticos (cães e gatos).

Este projeto é uma atividade complementar de extensão universitária iniciado em 2012 e agora prevista no PDI 2013-2018.

OBJETIVO GERAL

Fazer o levantamento da quantidade de animais existentes na zona rural no Município de Ariquemes e orientar a população sobre as principais doenças provocadas principais por cães e gatos na microrregião leste de Rondônia.

• Sensibilizar a população sobre a importância da pesquisa;
  • Entrevistar os produtores rurais para coletar os dados;
  • Coletar dados sobre o número de animais.
  • Incentivar a pesquisa;
  • Integrar teoria e prática;
  • Elaborar relatórios após os debates.

Com este Projeto, mais a apresentação de possibilidades de alta qualificação dos recursos humanos existentes, o verdadeiro sentido é o da criação de cursos superiores no município de Ariquemes e na região visando propiciar o desenvolvimento e o progresso em todas as frentes sociais, capaz inclusive de gerar e desenvolver alternativas com pesquisa aplicada.

Auxiliando o processo de desenvolvimento, o objetivo deste Projeto de Extensão é o de fixar o homem rondoniense e seus animais de estimação em seu território e bem integrá-lo ao ambiente físico-cultural com absoluta saúde e dignidade.

Este Projeto é mais uma das iniciativas da Coordenação de Pesquisa e Extensão do  IESUR/FAAr  visando a melhoria da qualidade de vida da microrregião leste de Rondônia - Ariquemes.

Confiram a nossa programação em Notícias no Site e no Facebook!

DADOS DE CONTATO

Coordenadores: Prof. Jorge Fernandes de Azevedo e Prof. Eneias Marcelino da Rocha

Destinatário: Instituto de Ensino Superior de Rondônia/Faculdades Associadas de Ariquemes (IESUR/FAAR) - Coordenação de Enfermagem e Coordenação de Farmácia.

Endereço: Av. Capitão Silvio, nº 2738, Grandes Áreas, Ariquemes/RO. CEP: 78932-000.

E-mail: jaklinebran@yahoo.com.br

Atenção!

A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.

ARQUIVOS

Projeto Censo da População Animal em Ariquemes (arquivo pdf)