Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Instituição » Núcleos
Programa de Iniciação Científica

O que é Iniciação Científica? Por que se inscrever nos editais para ser um pesquisador discente?


Iniciação Científica é uma atividade voltada aos discentes (alunos) de graduação, visando incluí-los no ambiente de pesquisa e produção acadêmica, despertando vocações e incentivando aqueles que se destacarem em seu desempenho acadêmico. Os alunos podem realizar a iniciação científica como voluntários, independentemente da existência de bolsas para tal finalidade.


Na Iniciação Científica, o aluno atua no apoio técnico e metodológico à  realização de um projeto institucional de pesquisa ao mesmo tempo em que desenvolve as atividades do seu curso de graduação.


A Iniciação Científica deve ser realizada em tema relevante seguindo um projeto de pesquisa. Para tal, é necessário ter a orientação de um professor (orientador) na área escolhida.


São vários os motivos para que o aluno queira se tornar um pesquisador, entre eles: a possibilidade de engajamento acadêmico, através de seu envolvimento nas linhas de pesquisas; o desenvolvimento de habilidades para produção de textos e trabalhos científicos; a atualização constante e a consolidação de conhecimentos.


Os docentes de outras Instituições de Ensino e Pesquisa poderão participar, como colaboradores ou convidados, das pesquisas vinculadas aos projetos avalizados pelo Programa.


Diretrizes do Programa de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Instituto de Ensino Superior de Rondônia - Faculdades Associadas de Ariquemes.


1. Valorizar a pesquisa em todos os níveis, incentivando os programas de iniciação cientifica e a integração da pesquisa com a graduação.


2. Valorizar e priorizar novas iniciativas em pesquisa de interesse para o IESUR/FAAr, agilizando sua implementação.


3. Incentivar a comunicação entre os grupos de pesquisa e a mídia para dar maior visibilidade aos resultados gerados no IESUR/FAAr  e prestar contas à  comunidade acadêmica.


4. Criar condições para o desenvolvimento da pesquisa nos campi.


5. Apoiar iniciativas que tragam novas tecnologias para o IESUR/FAAr, valorizando trabalhos científicos realizados na Instituição .


6. Incentivar a colaboração cientifica entre diferentes grupos dentro e fora do IESUR/FAAr para agregar competências na resolução de problemas ou pesquisas de interesse para o País.


7. Incentivar e apoiar a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas patenteadas, no caso de produtos de interesse comercial. Atuar junto aos órgãos públicos no caso de tecnologia que possa beneficiar a saúde pública.


8. Promover maior integração entre os diversos setores do IESUR/FAAr, através de reuniões, seminários e trocas de informações que possam beneficiar a todos os participantes.


9. Buscar novos recursos e implementar novos programas para o apoio à  pesquisa, valorizando os grupos mais produtivos, incentivando e proporcionando novas oportunidades a pesquisadores jovens e grupos emergentes.


10. Manter os projetos bem sucedidos iniciados nas gestões anteriores.


Atenção!


A cópia e a reprodução são destinadas única e exclusivamente aos alunos do IESUR/FAAR.


ARQUIVOS


Conheça o Resultado Geral do Salão de Iniciação Científica do IESUR - 2013.


 


Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia