Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Noticia » Geral
11/12/2014 - Coordenação
PROFESSOR DA FAAR LANÇA EM ARIQUEMES FOLHETOS EM CORDEL COM O TEMA “ARIQUEMES EM VERSO”
PROFESSOR DA FAAR LANÇA EM ARIQUEMES FOLHETOS EM CORDEL COM O TEMA “ARIQUEMES EM VERSO”

Professor Francisco Tarcísio Lisboa lançou dois folhetos em cordel com o nome de “Ariquemes em verso” durante o Café Literário realizado na Biblioteca Pedro Tavares Batalha, no dia 30 de novembro.  Cada folheto conta uma história diferente sobre a época dos seringalistas. “A vida nos seringais” e “A mulher que se vestia de homem”.

 

Ele disse que a ideia de escrever os cordéis surgiu de uma reunião realizada com outros professores das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr) sobre o resgate da cultura regional e esta foi a maneira que ele encontrou para contar um pouco da história ariquemense.

 

Segundo ele, o cordel é uma literatura de fácil leitura, em que as histórias se tornam atrativas. As histórias foram resgatadas de moradores antigos da cidade que contaram essas histórias.

 

Ele conta que o início da povoamento foi em 1880, e que os seringais se tornaram populosos graças a migração nordestina. Disse ainda que Ariquemes é uma cidade muito rica culturalmente, e por isso, resolveu “cantá-la em verso”.

 

Parabéns Professor! A FAAr acredita no seu Projeto.

 

 

Jakline Brandhuber

 

Coordenação de Pesquisa e Extensão  

Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia