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07/05/2018 - Coordenação
Professoras da FAAr participaram como colaboradoras do Livro: DESAFIOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SÓCIO ECONÔMICA NA AMAZÔNIA
Professoras da FAAr participaram como colaboradoras do Livro: DESAFIOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SÓCIO ECONÔMICA NA AMAZÔNIA

As professoras, Elenice Cristina da Rocha Feza e Valdenice Henrique da Cunha das Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr, participaram como colaboradoras (Capítulo 24) do Livro: DESAFIOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SÓCIO ECONÔMICA NA AMAZÔNIA, lançado pela EDITORA LOYOLA.


"Este livro pode ser útil a pesquisadores da área de ciência humanas em especial dos campos da educação, psicologia, sociologia, cultural, antropologia e ambiente. Resulta de pesquisa apoiada pelo CNPq/FAPEAM realizada entre os anos de 2012 e 2017 no Estado do Amazonas (Brasil). Discute aspectos históricos, culturais, educacionais, ambientais, e variáveis psicológicas associadas a cidadania, conflitos sociais para o recursos naturais, biografias negras e indígenas, inclusão socioeconômica e qualidade de vida no Amazonas. O Campo de pesquisa tomou em consideração amostra representativa da população do Amazonas representada por participantes tanto do contexto metropolitano (Manaus) como do contexto urbano, rural e ribeirinho de cidades do interior (Humaitá, Manicoré, Lábrea Tabatinga e Benjamin Constant). Os resultados revelam correlação entre as variáveis educacionais, sociais, ambientais, econômicas, ambientais, antropológicas e psicológicas que exercem impacto sobre o exercício da cidadania, a inclusão socioeconômica, o bem-estar psicossocial e a satisfação com a vida dos amazonenses. A pesquisa demonstrou que existem diferenças entre grupos étnicos nos sentimentos psicológicos avaliados (esperança, resiliência, otimismo e felicidade) favoráveis positivamente aos que se identificam como brancos e desfavoráveis ao que se identificam etnicamente como indígenas. Evidenciamos o impacto do processo de exclusão a que esses grupos étnicos foram submetidos com negação das oportunidades educacionais para o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades e sua inserção socioeconômica positiva em condições de igualdade de oportunidades."
(Pesquisa em Educação, Psicologia, sociedade, cultura e ambiente)

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