Sábado, 18 de Agosto de 2018
Noticia » Administração Geral
23/11/2017 - Coordenação
Aluno do curso de Administração da FAAr apresenta Artigo no XX SEMEAD - Seminários em Administração em São Paulo

O trabalho deu início no primeiro semestre do ano de 2015, onde havia necessidade de elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na graduação em Administração. Desde o início do curso um dos assuntos que passam nas mentes dos alunos e também passou na minha, é: sobre o que vou fazer meu TCC? Qual área? Qual método que vou utilizar? Que por um certo espaço de tempo traz aflição e muita fadiga, mas, chega a hora de colocar a mão na massa e é nesse momento que percebemos que não é nada demais, desde que haja dedicação e empenho para fazer um ótimo trabalho.

Inicialmente pensei em escrever sobre a área de recursos humanos, era um tema que me instigava muito, pois sabia que uma boa gestão dessa área traz grandes benefícios às organizações. O interessante é que desde o início sempre busquei de alguma forma fazer um trabalho que pudesse contribuir com a literatura, mas, principalmente na prática das organizações.

Após leitara de alguns artigos comecei a mudar a ideia do tema e comecei a me interessar por planejamento estratégico. As leituras foram tão produtivas que comecei a imaginar que o planejamento estratégico era o único meio para a sobrevivências das organizações, mas, após conversa com o professor da matéria, as ideias foram amadurecendo e o trabalho começou a ganhar corpo. Vale ressaltar nesse momento a importância de uma escolha sábia de quem será o orientador, pois ele é quem irá nortear o aluno a colocar em prática aquele turbilhão de ideias que não se consegue colocar no papel. Felizmente pude com fazer esta escolha muito bem-feita, pois o professor Fabio Morais (orientador do deste trabalho), foi primordial para que o sucesso desse trabalho fosse não apenas um desejo, mas, algo concreto. Outro ponto interessante que deve ser levado em consideração é a leitura orientada para o tema. Após diversas orientações artigos e mais artigos foram lidos e relidos para fundamentar as ideias que iam surgindo no decorrer do tempo.

Talvez muitos se perguntam: é fácil? A resposta também é simples: não! Pelo contrário, muito difícil, mas não impossível, como disse anteriormente, exigi muita disciplina, empenho e dedicação. E foi assim que o trabalho começou a sair das ideias e passou e se tornar promissor.

O primeiro estágio da matéria era desenvolver a introdução, objetivos, justificativa e parte do referencial teórico. Sem dúvida esta é a parte mais simples. No segundo semestre do ano as rédeas começaram a ficar curtas e os trabalhos foram intensificados. Passamos a criar as hipóteses, desenvolver a metodologia, mas gostaria de dar ênfase maior na parte da coleta de dados: Juntamente com o orientador foi elaborado um questionário para serem respondidos por empreendedores. Aqui posso destacar dois tipos de respondentes: 1° aqueles que abrem as portas, respondem com sinceridade, sabendo que um dia passaram ou passarão pelo mesmo caminho e sabe importância em poder ajudar; e 2° são aqueles que infelizmente fecham as portas ou respondem de qualquer forma apenas para dispensar o entrevistador para não tomar o seu tempo precioso. É com felicidade que posso afirmar que na amostra pesquisada obtivemos número superior em empreendedores que responderam com agrado e contribuíram significativamente para os resultados encontrados, porém infelizmente encontrei pessoas que não contribuíram com a pesquisa.

Após longos meses de pesquisa, entrevistas e muito trabalhos, passamos para a fase de conclusão e apresentação. Como sempre há uma mistura de ansiedade, medo, frio na barriga, mas também foi uma etapa de muito preparo e aprendizado onde conseguimos alcançar o primeiro objetivo deste projeto que era a aprovação na graduação.

A partir deste momento buscamos avançar em nossa contribuição, pois sabíamos que pouca contribuição teria se os achados daquela pesquisa ficassem arquivados exclusivamente na biblioteca da instituição onde o trabalho foi realizado. Após adequações, submetemos o artigo em um dos maiores seminários de administração do país, o SEMEAD (seminário em administração da universidade de São Paulo). Enfim sai o resultado e o trabalho foi aceito. A alegria da aprovação foi muito grande, mas a alegria maior foi ver o trabalho ser indicado a premiação de melhor trabalho da área de empreendedorismo. Infelizmente o artigo não foi premiado como o melhor da área, mas há de se levar em consideração o tamanho da relevância desta indicação, pois mostra-nos que não foi em vão deixar de lado alguns fins de semana, os encontros em família, o período de férias do trabalho para realizar a pesquisa de campo.

Para finalizar, certo dia um senhor me disse: “TCC não é grandes coisas, não pode ir pela ilusão de professores que acham que vai mudar o mundo com o que se pretende escrever”, talvez em partes essa pessoa pode estar certa, não irei mudar o mundo, mas, se com trabalho árduo e dedicação consiga contribuir para melhoria de ao menos uma pessoa, o sentido da vida já terá sido atingido e se este trabalho puder contribui de alguma forma para os estudantes, gestores e suas organizações seu objetivo também terá sido atingido.

Certificado de participação

Felipe Emidio de Araújo