Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Noticia » Geral
12/12/2016 - Coordenação
FAAr em parceria com a Rede Estadual de Educação realiza a certificação dos participantes da Capacitação Continuada para Secretárias e Auxiliares de Secretaria
FAAr em parceria com a Rede Estadual de Educação realiza a certificação dos participantes   da Capacitação Continuada para Secretárias e Auxiliares de Secretaria

As Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAr juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação de Ariquemes realizou a cerimônia de conclusão da formação Continuada para Secretárias e Auxiliares e Secretarias – “Também somos todos educadores”.

O curso teve como coordenadores os professores Mestres Elenice Cristina da Rocha Feza, Solange Alves Braga e Mauro Monteiro Magalhães.

O objetivo principal foi construir competências e habilidades práticas na área da educação, desenvolvendo os cinco pilares do curso: desburocratização, relacionamento, autonomia, tecnologia da informação e comunicação através da análise crítica e reflexiva, visando a melhoria da qualidade das escolas públicas do Estado de Rondônia.

O curso seguiu a seguinte programação:

1º- Módulo – Lançamento do projeto – Autoconhecimento: O caminho para o sucesso Profissional;
2º- Módulo: Conheça-te a ti mesma e se relacione com as pessoas;
3º Módulo: Direito e deveres dos cidadãos e a educação;
4º Módulo: Planejamento estratégico, organização e desburocratização da secretaria;
5º Módulo: Atendimento Educacional Especializado-AEE; - Inclusão: Conhecendo as deficiências como forma de melhorar;
6º Módulo: Tecnologias da comunicação e informação: O sistema da Gerência de Tecnologia e da Informação - G.T.I. como ferramenta de proatividade;
7º Módulo: Práticas de liderança e gestão de equipes: cada funcionário um gestor escolar;
8º Módulo: Organização da secretaria: dinâmica, eficiência e eficácia;
9º Módulo: Seminário de Conclusão e certificação.

Foram 8 meses de capacitação dividida em vários módulos, perfazendo um total de 270 horas, o projeto que é o primeiro do Estado de Rondônia neste seguimento, buscou mostrar a importância destes profissionais dentro do processo educacional.  Muitos cursistas falaram da importância da iniciativa e se comprometeram a não parar de buscar conhecimentos.

Neste último módulo ouve as exposições dos trabalhos realizados nas secretarias durante o curso, mostrando as mudanças significativas realizadas nas escolas.

A mesa de autoridades falou da importância do departamento da Secretaria dentro das escolas, uma vez que é a porta de entrada da comunidade, cabendo a este profissional recepcionar os pais e alunos. Passando pelas mãos destes profissionais, toda a vida escolar dos estudantes.

A professora Elenice Cristina, vice- diretora da FAAr falou
da importância de constante
atualização e que o aprendizado contínuo passou a se uma necessidade. Ressaltou o compromisso social da FAAr em estar empenhada em mais um processo de troca de experiências com perspectivas para um caminhar mais humano e integrador, parabenizou os funcionários da FAAr e da Rede Estadual de Ensino que participaram do curso e enfatizou a FAAr como promotora do saber, do desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Ariquemes e região.