Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Noticia » Geral
03/12/2014 - Coordenação
A FAAr NOVAMENTE VAI A CAMPO COM O PROJETO PLANTANDO E ADMINISTRANDO

O PLANTANDO E ADMINISTRANDO é um projeto interdisciplinar realizado desde 2013 pelo Centro de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares – CEMPRE do Curso de Administração da FAAr, sob a Coordenação da Pesquisa e Extensão, tem como objetivo principal criar cursos de gestão que capacitem os produtores e jovens rurais da pequena propriedade na região de Ariquemes.

São cursos ministrados no campo, em parceria com o MAPA/CEPLAC, os quais buscam sempre o respeito das tradições e das culturas regionais adequando as ferramentas, as práticas e os conceitos às realidades vivenciadas em cada localidade. Em 2013, o Curso Empreendedorismo Rural para jovens foi realizado no Projeto de Assentamento Maria José Rique na Escola Polo Mafalda Rodrigues e capacitou 85 jovens. Este ano, por indicação do Escritório Regional da CEPLAC e apoio do extensionista, Francisco Tarcísio Lisboa e do Setor de Capacitação daquela Instituição, o curso foi realizado no PA Migrantes, na Escola Municipal Arco-Íris. Todas as ações realizadas primaram pela qualidade dos serviços e pela eficiência e eficácia dos processos. A escola foi escolhida por concentrar alunos, filhos de produtores rurais assistidos pela CEPLAC, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, através da extensão rural.

Neste final de novembro, as atividades do Projeto Plantando e Administrando foram realizadas no dia 27 de novembro, das 07h30min às 17h30min, para toda a comunidade rural com cursos, palestras e orientação quanto à saúde do homem. Foi coordenado pelas Professoras Rita Cristina Fernandes Marena, coordenadora do Curso de Administração e Julinês Bega Peixe, coordenadora do CEMPRE e as instrutoras Professoras Fabiana Alves Vendramel, Érika Brandhuber Goulart, Ana Cláudia Barroso, Maria Augusta Baião Miranda.

Além destas atividades, o professor José Wilham de Melo e os acadêmicos do Curso de Direito prestaram atendimento aos trabalhadores, pais dos alunos daquela escola, e esclareceram dúvidas quantos aos benefícios do INSS, auxílio maternidade para a trabalhadoras rurais, auxílio de doença, etc.

Já os acadêmicos do Curso de Enfermagem deram orientação quanto ao câncer de próstata, a Campanha NOVEMBRO AZUL no campo, para os homens e aferiram pressão de todos os participantes.

A FAAr parabeniza a todos os envolvidos pelo sucesso do projeto!

Jakline Brandhuber Moura

Coordenadora de Pesquisa e Extensão