Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Noticia » Geral
04/04/2014 - Coordenação
Projeto de Extensão Escolinha de Futebol iniciou suas atividades desde fevereiro de 2014

O Projeto de Extensão Escolinha de Futebol, antigo Projeto Guaíra, iniciou suas atividades desde fevereiro de 2014. O responsável pela execução do projeto é o Professor Rodrigo Madeira, do Curso de Psicologia do IESUR/FAAr.

No ano de 2013 este projeto sofreu readequação em virtudes das parcerias. Hoje, o IESUR conta com instituições parceiras, a Associação Atlética de Rondônia – AARON e Avaí Futebol Clube de Florianópolis. Nesse ano, o IESUR aproveitou a oportunidade e reestruturou o Projeto através da Coordenação do Curso de Psicologia.

O IESUR/FAAr tem por missão o ensino, a educação, mas também a ajuda ao desenvolvimento da questão da responsabilidade social. E por isso realiza, ao longo destes 10 anos, atividades de responsabilidade social, como esta ora ofertada, uma vez que é uma Instituição comprometida com a comunidade onde está inserida.

Todas as ações ora propostas são desenvolvidas a formar um discurso de agradecimento a sociedade, que deposita sua confiança na formação dos seus filhos no IESUR/FAAr. É uma forma de retribuição à comunidade.

O projeto atende num total de 113 crianças e adolescentes, sendo 35 do Time FAAr/AARON/Avaí e 75 da Camisa 10, às quartas-feiras das 09h00 às 10h00 e às sextas-feiras de 15h00 às 16h00 no consultório, na própria sede da Escolinha de Futebol.

Professor Rodrigo Madeira esclarece que estas crianças e adolescentes passaram por uma triagem nos meses de fevereiro e março e posteriormente, conforme o necessário, terão atendimento psicológico. Posteriormente, no 2º semestre, os acadêmicos de Enfermagem farão orientação sobre higiene pessoal, farão palestras preventivas sobre DST, campanhas contra o tabagismo, drogas conforme a necessidade.

Da esquerda para direita: Técnico de futebol, acadêmico Márcio do Curso de Psicologia, professor Rodrigo Madeira e o Time Camisa 10

E ainda, as crianças beneficiadas pelo projeto terão oportunidade de se socializarem através do esporte, descobrirão o prazer do jogo e das brincadeiras, desenvolverão suas habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol e ainda conhecerão seus direitos e seus deveres.

Vale ressaltar que são nestes times que se descobrem novos talentos principalmente entre as crianças mais carentes da região de Ariquemes, pois elas são as que mais precisam do esporte como fator de integração e inclusão social e além disso, elas poderão participar de diversas competições no âmbito regional e estadual, bem como, jogos interestaduais.

Este é o compromisso do IESUR/ FAAr servir a comunidade, buscando contribuir sempre para o bem-estar da sociedade de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida, defendendo a expressão e o cumprimento da verdade.

Prof.ª Jakline Brandhuber

Coord. Pesquisa e Extensão