Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Noticia » Geral
04/04/2014 - Coordenação
A FAAr abraça essa causa: Dia Internacional da Consciência do Autismo
A FAAr abraça essa causa:  Dia Internacional da Consciência do Autismo

A Associação de Mães de Autistas de Ariquemes – AMAAR realizou um grande evento na Praça da Vitória para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na noite de quarta-feira, 02 de abril.
 

Esta data foi decretada pela ONU em 2007 e desde então, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. Segundo Milena, presidente da Associação de Mães de Autistas de Ariquemes, somente em nossa cidade, existem mil casos de pessoas autistas.
 

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos - na proporção de quatro meninos para cada menina (Revista Autismo).  A ideia é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade para falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.
 

Vários pontos do planeta foram iluminados de azul em homenagem às pessoas com autismo. “Ilumine você também! Vista também uma camiseta ou roupa azul neste dia!” Com este chamamento toda a Praça da Vitória se vestiu de azul, com grandes balões, todos imbuídos em um só som “Você precisa conhecer para poderá ajudar 2 milhões de famílias no Brasil”. É necessário se conscientizar sobre o autismo e, a partir daí, é possível construir uma sociedade mais justa e humanitária, formada por pessoas com direitos iguais e que respeita as diferenças.

 

Com a participação instituições de ensino, clubes de serviço e da sociedade civil organizada, os voluntários esclareceram à população sobre a síndrome do autismo e a importância do acompanhamento por profissionais especializados.

 

A FAAr esteve presente no evento e na oportunidade o acadêmico de Psicologia Samuel Santos de Souza fez uma homenagem às mães, “aquelas que são capazes de tudo para ajudar seus filhos, que elas possam ter, realmente, felicidade no coração e por isso ofereço a música Amor de mãe de Quatro por um”.

 

Professora Marli Silvestre, coordenadora pedagógica do IESUR/FAAr, explica que devemos abraçar esta causa, não só neste dia, mas todos os dias. E ainda, através das informações recebidas nesta noite pelos voluntários da AMAAR, poderemos nos tornar uma peça fundamental para divulgação do autismo.  
 

O IESUR/FAAr presente no evento do dia 02 de abril de 2014 na praça da Vitória em Ariquemes – RO

 

 

 

Jakline Brandhuber
Coord. Pesquisa e Extensão 

Parceiros
Av. Capitão Silvio, nº 2738 - Setor Grandes Áreas Ariquemes - Rondônia
Atendimento: (69) 3535-5005 | (69) 3535-5008
E-mail: faar@faar.edu.br
IESUR
® IESUR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia