CPA

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia (IESUR) representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.

Segundo a Lei nº 10.861, a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.

O objetivo da Comissão é auxiliar na gestão institucional nas dimensões acadêmica e administrativa, a fim de identificar as potencialidades e a superar os limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pelo IESUR.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto de Ensino Superior de Rondônia representa a articulação entre o planejamento estratégico e as ações realizadas no âmbito da estrutura acadêmica. Tem como objetivo avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa. Refere-se aos aspectos estruturais e acadêmicos, ao corpo administrativo, docente e discente, sem deixar de contemplar a sociedade civil, entorno e egressos.

A Lei nº 10.861 diz que a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo desta forma a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.

A CPA do IESUR é composta:

·Presidente;

·Dois representantes do corpo docente;

·Dois representantes do corpo técnico-administrativo;

·Dois representantes do corpo discente;

·Dois representantes da sociedade civil organizada;

 

Os membros representantes do corpo docente, corpo discente, funcionários técnico-administrativos e sociedade civil organizada possuem mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos.

A Comissão Própria de Avaliação reúne-se, ordinariamente, uma vez por semestre, e extraordinariamente, ou quando o caso requer.

Missão da CPA

Sistematizar e analisar dados e informações coletados a fim de identificar fragilidades e potencialidades com vistas à criação de estratégias de superação de problemas e de ampliação dos bons resultados, a fim de assegurar um ensino de excelência.

Atribuições da CPA:

  • estabelecer diretrizes e indicadores e conduzir a organização dos processos internos do Programa de Avaliação Institucional;
  • elaborar os instrumentos avaliativos;
  • elaborar relatórios parciais (I e II Ciclos) e Final e Relatos da Avaliação Institucional e encaminhar aos departamentos;
  • apoiar o processo de Planejamento Institucional, bem como acompanhar o seu desenvolvimento;
  • avaliar o desempenho desta Instituição como um todo de forma qualitativa e quantitativa;
  • assegurar a continuidade do processo avaliativo e fortalecer a cultura de avaliação.
  • identificar as potencialidades da Instituição: áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;

 

Membros da CPA

Jakline Brandhuber de Moura

Presidente

Flávio Estevão Neto

Representante do Corpo Docente

Carla Angélica B. Quintão

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

Arailde Souza Santos

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

Lucas Ker

Representante do Corpo Discente

Gabriela da Silva Lima

Representante do Corpo Discente

José Moacir Zdradeck

Membro da Sociedade Civil

 

Avaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é constituído por três componentes principais: avaliação das instituições (avaliação externa e autoavaliação institucional); avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação e resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Conforme orientação da Nota Técnica nº 062/2014-INEP/DAES/CONAES, a Avaliação Institucional deverá seguir o seguinte roteiro:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela CPA do período que constituiu o objeto de avaliação;
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição);
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes);
  • Eixo 4: Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira);
  • Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física).

 

Os instrumentos de avaliação do IESUR são construídos e sempre revisados para diagnosticar as potencialidades e as fragilidades, e através destes resultados da autoavaliação institucional, o IESUR poderá buscar ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo a fim de contribuir para melhoria da qualidade do ensino da Instituição.

Os formulários ficam disponíveis na comunidade acadêmica de acordo com o período da campanha e cronograma.

A participação de todos é fundamental para que o IESUR possa colher um retrato acerca da realidade acadêmica. Por isso, não deixe de participar e de responder aos formulários de avaliação.

 

Cronograma

                                                   1ª ETAPA 

 

- Revisão dos instrumentos de Avaliação interna;

- Divulgação   e realização da pesquisa;

- Análise dos resultados;

- Elaboração de Relatórios e divulgação dos resultados.  

- Pesquisa para acadêmicos ingressantes busca informações sobre a escolha da IES, motivo da escolha da carreira, do curso, renda familiar, tipo de empresa e município onde mora (março e agosto);

- Grau de satisfação do Egressos traz informações quanto à situação profissional do egresso, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e as exigências do mercado de trabalho, o nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição, formação continuada, tipo de empresa que trabalha (ao longo do ano letivo);

- Processo de Aprendizagem Remota / On-line para corpo discente:  levantar as principais dificuldades dos alunos em ter aulas remotas e/ou uso de tecnologias educativas, a fim de avaliar e melhorar o atendimento nessa modalidade (abril);

- Processo de Aprendizagem Remota / Online para o corpo docente busca identificar a experiência do professor em utilizar as ferramentas/metodologias de ensino utilizadas por ele durante as aulas; frequência, disponibilidade de tempo para atendimento, solução de problemas, autoavaliação (abril/maio);

- Pesquisa de satisfação destinada aos acadêmicos matriculados em Disciplinas Mediadas por Tecnologias Digitais busca informações sobre material didático e atividades desenvolvidas nas salas virtuais, dificuldade em navegar pelos módulos e materiais disponíveis, disponibilidade do professor-tutor para orientação e acompanhamento dos professores-tutores, suporte técnico (maio).

2ª ETAPA

 

- Aplicação das pesquisas de satisfação;

-Análise dos Resultados;

-Divulgação dos resultados;

 

- Pesquisa de satisfação dos concluintes traz informações sobre a situação profissional, conhecimento e adequação entre a formação oferecida no curso e o mercado de trabalho, nível de satisfação do aluno em relação ao curso e à instituição;

- Pesquisa de satisfação dos Técnicos-administrativos aborda temas sobre comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho, organização, objetivos institucionais (setembro);

- Pesquisa de satisfação do corpo docente traz informação em relação ao ensino, extensão, pesquisa, comunicação e informação, ambiente e condições de trabalho e organização e objetivos institucionais (setembro);

3ª ETAPA

 

- Divulgação da pesquisa sobre o grau de satisfação por parte do aluno;

- Aplicação das pesquisas de satisfação;

- Análise dos Resultados;

-Elaboração do Relatório de Avaliação Institucional do I Ciclo;

- Divulgação dos resultados.

- Pesquisa sobre Virtualização das Aulas e Rotinas Acadêmicas aborda a eficácia das aulas virtuais, escolha dos recursos pedagógicos oferecidos pelo professor, tempo disponível para atendimento, complexidade das atividades, disponibilidade do coordenador para atendimento e solução dos problemas, suporte técnico, postagem dos planos de ensino e cronograma, dedicação,  conteúdos disponíveis para estudo, dificuldades do acadêmico em acessar as salas virtuais, avaliação e acesso às salas virtuais e avaliação do professor (outubro /novembro).

 

Resultados da Avaliação Institucional

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